Qual Sistema de AQS/Aquecimento: Caldeiras ou Bomba de Calor
Boa Tarde,
Adquiri um apartamento de 150m2 com aquecimento central (radiadores) e após visita do inspector de gás foi-me indicado que teria que substituir a caldeira existente (atmosferica) e que ja tem mais de 25 anos.
Foram me dadas 3 hipoteses:
- Substituição por uma nova caldeira atmosferica - Custo de investimento mais económico mas menos eficiente a longo prazo.
- Substituição por uma nova Caldeira de condensação - Solução mais eficiente que a anterior, mas com um custo de investimento superior (+300/400 euros) e que implica uma nova chamine na fachada do predio (que por sua vez precisa da aprovação do condomínio).
- Substituição por uma Bomba de Calor - Solução +eficiente ao nivel energético e deixo de precisar de Gás, mas que implica o maior custo de investimento inicial de instalação. Sei também que existe um programa governamental que pode permitir (se aprovada a candidatura) a subsidiação de até 2500 euros para a instalação de uma bomba de Calor (www.fundoambiental.pt/.../paes-2021.aspx). Claro que não e certo que se consiga o financiamento, ja que os apoios podem esgotar.
A minha duvida é se para os propositos de AQS e de aquecimento (ocasional no inverno) e para uma familia de 4 (2 adultos e 2 crianças), qual será á partida a solução a longo prazo que seja economicamente mais viável. A substituição pela bomba de calor pode fazer sentido se o retorno financeiro de poupança for em 10 anos ou menos comparando com as Caldeiras, mas se for mais já tenho dúvidas que compense.
De referir que o apartamento têm gás natural ja conectado.
Agradeço qualquer conselho. Obrigado
Melhores Cumprimentos
Sérgio Pinto