última atualização: 06/05/2022

Aquecer a casa e AQS

Boa tarde a toda a comunidade.

Tenho uma caldeira a gasóleo com cerca de quinze anos e estou a considerar alterar o equipamento para um mais eficiente energeticamente e mais amigo do ambiente.

Como ainda estou a começar a pesquisa e não sei bem para onde me virar, venho saber junto de quem tem experiência na matéria que aconselham?

Trata-se de uma moradia, com pré instalação também para gás.

Obrigada desde já pelos conselhos e sugestões de pesquisa.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/03/2022

Boa tarde
Tenho montado um sistema de aquecimento central com caldeira a gás natural. O modelo é da Vulcano Lifestar ZW24- 2DH mas não sei se é de dupla serpentina, pelo que gostaria de saber qual a melhor forma de reduzir o consumo ou se, em alternativa, deveria optar por outro sistema ( bomba de calor ...?) Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2022
, Respondeu:

Boa tarde Sr. Paulo,

O modelo da caldeira que apresenta significa:

Z – Aparelho para aquecimento central

W – Águas quentes instantâneas

24 – Potência do aquecimento (24KW)

-2 – Versão

D – Visor Digital

H- Ligação Horizontal

 Sendo assim não significa dupla serpentina, sendo que este termo normalmente é utilizado para os depósitos de acumulação de AQS.

Para que possa reduzir o consumo de gás, deve por exemplo ter associado à caldeira um termóstato ambiente, com programador do tempo de funcionamento do Aquecimento Central. Deve também evitar abertura de janelas quando está a climatizar a sua casa.

Se por exemplo necessitar de climatização no Verão, então a solução pode passar pela aquisição de equipamentos de ar condicionado.

Veja o nosso artigo: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/dicas/como-poupar-aquecimento-casa

Relativamente à produção das AQS verifique qual o consumo atual do seu chuveiro e torneiras e coloque redutores de caudal. Desta forma reduz o consumo de água quente e consequentemente o consumo de gás. Veja os equipamentos certificados em: https://www.anqip.pt/images/catalogo-produtos-certificados-economizadores.pdf

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/12/2021

Boa tarde,

Visto que tem pré-instalação para gás natural, então uma alternativa pode ser uma caldeira a gás de condensação, que lhe irá permitir fazer o aquecimento central e o aquecimento das AQS.

Deve ter em atenção que a chaminé existente deverá ser substituída.

No caso do depósito existente ser de dupla serpentina então pode também interligar os coletores solares térmicos que irão funcionar por circulação forçada. Desta forma irá permitir reduzir o consumo de gás, em cerca de 75%.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis