última atualização: 25/11/2021

Bomba de calor com Coletores Solar para AQS e Piso Radiante

Boa tarde,

Estou neste momento a iniciar a construção de uma moradia, numa zona com exelente exposição solar (algarve) e como tal estou tentado em apostar num sistema com paineis colectores (de circulação forçada, pois não gostamos do impacto paisagístico do acumulador nas soluções recorrendo à termofissão) para o AQS.

Para dar resposta a eventuais situações que a água quente no acumulador tenha acabado, e como estamos a considerar igualmente pavimento radiante para a climatização da casa, estou a considerar recorrer a uma bomba de calor para, por um lado climatizar a casa, e por outro dar apoio ao AQS nos momentos de falha.

Coloca-se aqui um pequeno desafio técnico: Não temos ainda definido um local dentro da casa para a bomba de calor (o acumulador) e foi nos proposta colocar na casa das máquinas que será debaixo da piscina. Apesar da proximidade da piscina (mesmo ao lado da casa) é sempre mais distante que estar numa divisão no interior da casa.

Mesmo com este constrangimento da localização da bomba de calor, no vosso entendimento, faria uma boa sinergia com os colectores solares?

O facto de estar a utilizar uma bomba de calor, pode dispensar a aquisição do acumulador térmica nas solução de paineis solares por circulação forçada (onde este acumulador tipicamente é colocado no interior da casa)?

O nosso agregado de momento somos um casal + 1 bébé, mas pensando um pouco mais a frente deveremos ser 4 no total.

Obrigado e espero ter descrito bem o meu problema

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar