última atualização: 12/05/2021

Bomba de Calor para piso radiante e AQS com que apoio?

Bom dia,

Vou construir uma moradia na zona de Setúbal, numa zona de moradias, sem sombras e cobertura plana, a casa vai estar muito bem isolada. Ainda não consegui perceber as melhores opções usando bomba de calor.

AC, Pellets e gás estão excluídos porque não gostamos.

Gostávamos de ter piso radiante usando bomba de calor para aquecer no Inverno e eventualmente usar ventilo-convectores para arrefecer no Verão.

Já encontrei sistemas mistos de AQS com painéis solares com apoio da bomba da calor e usando esta também para o piso radiante. Mas será eficiente ter a AQS a 60ºC, e se não me engano usar um deposito de inercia (ou não) para por ex.  ter a água a 35ºC para o piso radiante? Ou seja, parece que é aquecer para depois arrefecer?

No Verão não percebi como a bomba de calor pode ao mesmo tempo aquecer o AQS (caso o painel solar não seja suficiente) e fornecer água fria para os ventilo-convectores?

Em relação aos painéis solares, considerando um dia de verão, talvez o deposito AQS fique quente a meio do dia? Ou seja, na outra metade do dia não estamos a rentabilizar o painel, não seria preferível usar fotovoltaicos para alimentar a bomba de calor para aquecer o deposito AQS nesse meio-dia, e no restante do dia, essa energia alimentar a casa e/ou a mesma bomba de calor (ou outra) para arrefecer?

Obrigado.

André

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/05/2021

Bom dia,
Visto que a casa vai ter um bom isolamento, pode apenas fazer a pré-instalação de ventiloconvectores e posteriormente, caso seja necessário, fazer a sua aplicação. De qualquer das formas é importante garantir um bom sombreamento dos vãos envidraçados a sul para evitar o aquecimento da casa nos meses de Verão.
Tratando-se de uma construção nova irá necessitar de um pré-certificado energético e sendo assim todos estes aspetos construtivos vão ser analisados pelo perito qualificado. É extremamente importante que se faça esta analise antes do início da construção por forma a verificar todos os pormenores, conseguindo assim um melhor desempenho energético do edifício. O perito também irá analisar o sistema de climatização e produção de AQS. Sendo assim aconselho que contacte um perito qualificado, através do portal https://www.sce.pt/pesquisa-de-tecnicos/.
Relativamente ao funcionamento da bomba de calor podemos ter um depósito de inércia para a climatização e um depósito de AQS interligado aos coletores solares térmicos, onde a prioridade é a produção das AQS e posteriormente a climatização, ou seja no Verão terá um depósito a 60ºC e o outro a uma temperatura inferior para fazer o arrefecimento ou aquecimento.
Algumas marcas apenas usam um depósito (inércia) e a partir do mesmo é feita a produção das AQS de forma instantânea, a climatização e fica aqui também interligado aos coletores solares térmicos. É uma solução mais compacta que tem como vantagem a longevidade do depósito com menores custos de manutenção.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.