última atualização: 10/04/2021

Ventiloconvectores ou A/C?

Boa tarde,

Estou em fase de projecto de uma moradia com 260 m2 (T3) nos Açores. Vou ter bomba de calor 300 L e recuperador de calor.

Qual é a melhor opção para aquecimento, arrefecimento e desumidificação? VC ou A/C?

E relativamente ao aquecimento da casa de banho, qual é a melhor opção? VC ou toalheiro elétrico (500 a 1000 W)?

Obrigada.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/04/2021

Boa tarde,
Relativamente à produção das AQS e no caso de existirem condições, pode optar colocação de coletores solares térmicos em conjunto com a bomba de calor.
A energia produzida por sistemas solares térmicos no âmbito do Sistema de certificação energética de edifícios (SCE) deve ser calculada através do software SCE.ER, disponível em: https://www.dgeg.gov.pt/pt/areas-setoriais/energia/energias-renovaveis-e-sustentabilidade/sce-er/

Dados:
- Moradia T3
- Localização: Ponta Delgada (Açores)
- Numero de ocupantes convencional por fração – 4 (tipologia +1)
- Consumo diário por ocupante – 40L
- Consumo global diário – 160L

Com base nestes valores, é efetuada uma simulação, considerando 4 coletores solares padrão REH e depósito de 200L, obtendo-se os seguintes valores:

  • Necessidades de energia regulamentar (REH) – 2376Wh/ano
  • Fração solar - 1132KWh
  • Apoio – 1244KWh

A escolha de um Sistema Solar térmico (SST) ou outra fonte de energia renovável (por exemplo Bomba de calor) tem de obrigatoriamente ser capaz de produzir igual ou maior quantidade de energia que valor calculado anteriormente de 2376KWh. Se for inferior então não cumpre os requisitos mínimos do REH.

Para a climatização pode optar pela colocação de equipamentos de Ar condicionado. pois permite fazer a climatização (Verão e Inverno) e desumificação. Para ajudar na sua escolha pode ver: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado.

Até à presente data não foram efetuados testes a toalheiros elétricos, pelo que não poderemos aconselhar sobre qual o melhor modelo no mercado.
Se o WC tiver uma área de 6m2, deve considerar um toalheiro com uma potência igual a 650W ou superior. Por exemplo, um equipamento com potência de 700W tem uma altura de 1265mm e uma largura de 50mm, podendo estas medidas variarem consoante a marca escolhida.
Tem de ter em atenção duas situações, muito importantes:
1) Equipamento tem de ser colocado na Zona 3 do WC, ou seja a mais de 60cm da banheira;
2) O circuito onde for ligado deve estar protegido por um interruptor diferencial de 30mA (miliamperes).

Para a produção de energia pode optar pela colocação de um inversor hibrido (permite upgrade para baterias de Lítio) colocado na zona técnica e interligado com o quadro elétrico principal. É importante que exista um ponto de internet junto do inversor e uma tubagem desde o inversor ao quadro elétrico principal (QP) para a colocação de cabo de comunicação. Também deve ser garantido no QP um espaço para o equipamento de medição de consumos (4 módulos), mas em algumas marcas utilizam uma pinça colocada no cabo de alimentação do QP.

Por ultimo sugiro que faça a pré-instalação para um posto de carregamento de viatura elétrica, em que deve garantir no QP espaço para as proteções (interruptor diferencial e disjuntor) e um cabo elétrico direto desde o QP até ao local definido para o posto.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/04/2021
, Respondeu:

Agradeço a resposta. E relativamente aos ventiloconvectores?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/04/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Tendo em conta a sua pergunta anterior, sugerimos a utilização dos equipamentos de Ar condicionado em vez dos ventiloconvectores.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis