última atualização: 01/03/2021

Piso Radiante: Caldeira condenação a gás/ Bomba calor

Bom dia,

Surge o momente de optar pela fonte de calor para aquecimento. Optei pelo piso radiante pelo conforto termico. A primeira opção seria Bomba de calor, mas após algumas opinioes de instaladores, principalmente pela parte economica, surgem muitas duvidas. A casa tem bom isolamento exterior e telhado, casa moderna toda terrea, com a fachada norte protegida pela garagem e todas as janelas com sacadas. são 170 m2 de piso radiante para climatizar. Tenho pré isntalçaão de ar condicionado feita. Tendo gás natural disponivel, será que a diferenca de +/- 3000 na diferencça de bomba de calor para caldeira de condensação a gás justificará o investimento? Pelas contas de quem não percebe nada e após ver preços de gás/electricidade, COP de ambos os produtos e rendimento. Penso que demorarei +/- 10 anos a ter retorno no investimento... Estarei a pensar bem? Quem term o sistema com Caldeira de condensação a gás com piso radiante e quais os consumos e temperatura de conforto da casa no inverno? Falta dizer que tenho para AQS paineis solrares com termoacumulador.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/03/2021

Boa tarde,
Se tem gás natural disponível, então a utilização de uma caldeira de condensação é interessante, apresentado como vantagem relativamente à bomba de calor (BC), a rapidez no aquecimento, mas tem a desvantagem de não produzir frio.
Ou seja a BC permite fazer a climatização no Inverno e no Verão, sendo que o ideal é a utilização de um piso cerâmico. No caso de estar a fazer obras, pode preparar a pré-instalação para ventilo-convectores conseguindo assim uma climatização no Verão mais eficiente. É importante confirmar se a potência que tem disponível na moradia é suficiente para o funcionamento da BC.
Caso seja possível deveria anular o termoacumulador e interligar a BC ou caldeira com o depósito das AQS, conseguindo assim uma redução no consumo de energia, pois não estaria a utilizar uma resistência elétrica, que é bastante ineficiente. Se utilizar como apoio a caldeira tem uma resposta mais rápida ao aquecimento das AQS.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/03/2021
, Respondeu:

Boa tarde,
Muito obrigado pela ajuda e ajudou a confirmar a minha ideia. Sendo assim vou optar oara o aquecimento do piso radiante pela caldeira de condensacao a gás com deposito aqs ligado aos panieis solares. Para arrefefimento já tenho a pré instalacao de ar condicionado feita e dependendo do comportamento térmico vou adicionando ou não os aparelhos...
Obrigado.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.