última atualização: 30/03/2021

Recuperador a pellets ou A/C

Mudámos de casa recentemente para um apartamento duplex de 150m2 e não temos  informação acerca do mapa de acabamentos, nem materiais de revestimento. 

Estamos numa zona com alguma humidade e a temperatura no inverno é baixa. 

Gostaríamos de saber se um recuperador de calor a pellets de 11Kw colocado numa sala com 32m2 e com canalização para o piso superior consegue aquecer uma área de pelo menos 60m2 (piso superior). 

Estamos indecisos entre três opções:

  1. colocar o recuperador na sala com a canalização para o piso superior
  2. colocar o recuperador na sala sem canalização para o piso superior 
  3. colocar apenas A/C
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/03/2021

Olá Comunidade, ainda sobre o tema pellets, tenho uma lareira com recuperador de calor e pretendo fazer algumas modificações na sala (30m2):

opção 1: manter o mesmo recuperador
opção 2: substituir por um recuperador elétrico
opção 3: substituir por um recuperador de pellets

Qual a opção mais económica tendo em conta o tamanho da sala?

Obrigada pela ajuda,
Lara

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/03/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Caso o equipamento existente esteja a funcionar corretamente e tenha uma potência suficiente para climatização da sala deverá mantê-lo. A alteração para uma solução a pellets não deve ser pelo aspeto económico, mas sim por ser mais cómodo.

Com as pellets obtém maior controlo de utilização, como: on/off, programação, limpeza de cinzas, controlo de fumos. Permite maior automatização em termos de alimentação da câmara de combustão e controlo da temperatura ambiente.

Aconselho-a a pedir uma opinião sobre a viabilidade da instalação junto de um instalador de referência na sua zona.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/03/2021
, Respondeu:

Obrigada :-)

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/02/2021

Bom dia,
Para a colocação de um recuperador a Pellets tem de ter em atenção que necessita de uma chaminé para à saída dos gases e visto se tratar dum apartamento pode não ser possível. De qualquer das formas aconselhamos a que solicite uma visita técnica de uma empresa especializada na instalação deste tipo de equipamentos.
Com base nos dados fornecidos a potência sugerida para o recuperador parece-nos adequada.
A aplicação de equipamentos de ar condicionado também é bastante interessante, pois permite a climatização de Inverno e Verão, assim como a desumificação e a sua aplicação pode ser mais simples, mas tenha em atenção à PMA (potência máxima admissível) que tem instalada no apartamento, pois pode não ser suficiente.
Veja os testes efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results.
Alguma dúvida adicional disponha,
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.