última atualização: 18/01/2021

BC para AQS e aquecimento central por piso radiante em apartamento

Olá a todos

Estou a pensar numa solução de AQS e aquecimento central para o apartamento onde moro. Estou a dar os primeiros passos neste assunto e esta comunidade tirou-me muitas dúvidas.No entanto não encontro a solução ideal para o que quero.

2 pessoas, num apartamento T2 de 60m2 com um terraço exterior privado de 25m. Estou a pensar substituir o esquentador a gás que tenho por uma bomba de calor para AQS. Gostaria de deixar todos os aparelhos necessários no exterior, sem necessitar de colocar a bomba de calor dentro de casa por falta de espaço. Existe essa possibilidade, resguardando convenientemente os aparelhos da chuva?

Como preciso de renovar o piso e já estaria a fazer esta mudança estou a pensar colocar piso radiante pela casa (actualmente soalho, gostaria de manter ou flutuante), a bomba de calor seria suficiente para o aquecimento da casa, ou sequer a solução adequada? Ou uma segunda bomba de calor que permita aquecimento e arrefecimento de ar?

O prédio ja é razoavelmente isolado, vidros duplos, tectos falsos com lã de rocha, a parte traseira tem capoto, a fachada da frente que dá para a rua julgo que não, é talvez a área por onde há mais dissipação térmica. Não tenho qualquer aquecimento actualmente e a casa está com ≈17º durante o dia e ≈15º durante a noite. (Temperatura exterior max 11º e min 1º)

Sendo que iria eliminar o gás, iria conseguir manter o gasto mensal, ou subiria muito?

Obrigado

André

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/01/2021
Melhor resposta

Bom dia,
Em primeiro lugar verifique qual a potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica junto do seu fornecedor, para que no caso de ter de efetuar um aumento de potência seja possível, sem necessidade de efetuar um projeto com nova certificação da instalação por entidade inspetora. Tenha em conta que visto ser um prédio pode não ser possível realizar esse aumento de potência, pois seria necessário alterar a coluna montante do prédio o que na maioria das situações se torna inviável.
No caso de conseguir ter potência elétrica, sugiro a aplicação de uma bomba de calor (BC) para a produção das AQS (com depósito de 200L) e climatização por ventiloconvectores para manter o soalho que já existe na casa sem necessidade da sua remoção. Com a utilização dos ventiloconvectores consegue uma boa climatização no Verão.
A sua colocação dos equipamentos no exterior é possível, mas terá de criar uma zona técnica que esteja bem protegida da chuva. Confirme se pode fazer este tipo de obras ou se necessita de autorização da câmara.
Caso a aplicação da BC não se torne possível, então sugiro como alternativa a colocação de equipamento de ar condicionado para a climatização (ver: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results) e manter o esquentador a gás para as AQS.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/01/2021
, Respondeu:

Obrigado pela resposta, Pedro.

Só uma questão, que tentei procurar sem sucesso. Uma bomba de calor para AQS, quando usada para arrefecimento através dos ventiloconvectores, prejudica o AQS, ou são sistemas independentes?

Obrigado

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.