Substituição de Caldeira a gás por salamandra a pellets
Boa noite a todos,
Venho por este meio questionar a viabilidade da substituição de uma caldeira mural a gás natural por salandra a pellets, com vista a ser utilizada para aquecimento central com radiadores em todas as divisões. A caldeira que possuo tem a placa gráfica avariada e só funciona corretamente para AQS, não sendo possível a sua substituição por não se fabricarem peças para o modelo.
Outra das razões para substituição é querer deixar o uso do gás natural em tudo, uma vez que estou em vias de instalar painel solar térmico. Estou a ponderar igualmente em realizar obras de remodelação geral em casa, incluindo mudanças de piso das divisões, etc..
Na sala-de-estar para além do radiador tenho igualmente uma salamandra de pequenas dimensões a lenha, com chaminé.
A minha grande dúvida é perceber se é viável substituir a caldeira a gás por uma salamandra a pellets, conectando esta salamandra ao sistema de tubagens existentes do aquecimento central e utilizando a chaminé da sala para extração de fumos, ou que outras obras serão necessários fazer.
Penso ter sido explicito e ficaria grato pela vossa ajuda, dado que estas dúvidas nunca conseguem serem respondidas com simples pesquisas na internet.
Obrigado,
Bruno Lourenço
Bom dia,
Aconselhamos que contacte uma ou duas empresas especializadas nessa área, afim de solicitar uma visita técnica e posterior orçamento. No decorrer dessa visita técnica, deverão ser analisadas todas as questões da instalação do equipamento.
Deverá ter também em conta os seguintes pontos:
- O circuito do aquecimento central terá de ser alterado, pois a fonte de calor passa a estar num local diferente. Deverá também aproveitar para verificar o isolamento e o estado atual das tubagens, pois pode ser necessária a sua alteração;
- Com base na potência da salamandra (calculada tendo em conta a área a climatizar), verifique se pode ser colocada na sala de estar, pois terá dimensões superiores à atual e a extração de fumos pode não ser compatível;
- Ter também em consideração a quantidade de pellets que pode ser colocada no equipamento, pois para uma maior autonomia pode ser necessária a colocação de um reservatório adicional para o combustível;
- Verificar também o ruído que a Salamandra irá produzir;
- Relativamente ao sistema solar e no caso de optar por um sistema de circulação forçada então poderia criar uma zona técnica e a salamandra ou caldeira a pellets ser ai colocada e ficar interligada com o depósito do sistema solar (dupla serpentina), conseguindo assim fazer o apoio recorrendo ao mesmo combustível. No verão e no caso de ser necessário utilizaria uma resistência elétrica colocada no depósito.
Aconselhamos a que após a receção dos orçamentos nos contacte para ajudar na sua decisão.
Veja também os testes realizados pela DECO PROTESTE em https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/testes/salamandras-a-pellets
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis