última atualização: 09/11/2021

Saída de salamandra a pellets

Ola.

Recentemente mudei-me para um apartamento no qual não existe qualquer tipo de aquecimento. Como os invernos na região onde moro são rigorosos fiz uma busca de qual poderia ser o tipo de aquecimento mais adquado e menos dispendioso e visto ter uma menina de 1ano e meio convem ter a casa quente :)

A minha questão é a seguinte: poderei eu por uma salamandra a pellets com a saída de fumos para a minha varanda?

Obrigado

12683 Visualizações 7 Comentários 2 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/11/2021

Boa tarde,
Na revisão levada a cabo no âmbito da inspeção de gás foi identificado a presença de um nível anormal de monóxido de carbono, na cozinha da minha habitação, tendo sido colocada a hipótese pelos tecnicos de estar relacionada com uma deficiente ou falta de limpeza da chaminé.
Foi ainda feita menção pelos técnicos que o andar abaixo do meu apartamento, tem uma salamandra a lenha com extração dos fumos para a chaminé da cozinha, que é também a chaminé do meu apartamento, o que, segundo os técnicos, não deveria acontecer. Pelo que disseram a salamandra deveria ter uma extração de fumos separada, diretamente para o exterior, visto que só temos uma chaminé, podendo inclusive a situação da deficiente exaustão dos fumos da minha habitação estar relacionada com esta situação.
Dei nota ao condominio, mas gostava de saber;
- Existe ou não perigo no facto da ligação da extração de fumo da salamandra ter sido feita para a chaminé da cozinha
- Esta ligação é ou não legal
- A adm condominio deve ou não atuar
Muito obrigada

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/11/2021
, Respondeu:

Boa tarde,

O monóxido de carbono - CO - é um gás tóxico, invisível, sem cheiro ou sabor e que resulta de uma deficiente combustão, qualquer que seja o combustível utilizado: lenha, carvão, gás (butano, propano ou natural), entre outros. A sua presença no ar não é preocupante desde que em níveis baixos.

É de difícil deteção e, a partir de níveis de concentração mais elevados, os seus efeitos nocivos podem manifestar-se rapidamente, levando ao aparecimento de tonturas, náuseas, convulsões, perdas de consciência e, em situações mais graves, à morte.

Normalmente quando é detetado um valor de CO que esteja fora dos parâmetros legais, a instalação de gás é fechada, até que a situação fique resolvida, pois existe risco para a saúde dos utilizadores desse espaço.

Assumindo que a ligação da salamandra não foi realizada mediante o consentimento da assembleia de condóminos, tratando-se de uma parte comum (entenda-se, a chaminé), tal obra, será, em princípio, ilegal (assumindo que se trata de uma instalação geral do prédio).

Nesse sentido,  a administração do condomínio deverá adotar as diligências necessárias para que a instalação seja removida."

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/04/2021

A vizinha do ultimo piso abriu um buraco para o telhado para instalar a chaminé da salamandra dela. Quem está por baixo pode utilizar a mesma chaminé para extrair os fumos. Ligando a extração de fumos dela a do andar de baixo?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/04/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Por aquilo que descreve, seria necessário furar a laje para que assim pudesse interligar a sua chaminé e isso implica uma alteração na estrutura do edifício que deve ser analisada com um engenheiro civil e solicitada autorização ao condomínio.
Caso este primeiro ponto fique ultrapassado deverá verificar junto da empresa instaladora se a dimensão da chaminé colocada seria suficiente para poder receber os gases provenientes do seu equipamento.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/12/2017

Olá Ricardo,

As regras sobre a instalação de chaminés encontram-se descritas no RGEU ( Regulamento Geral de Edificações Urbanas ) devendo estas serem construídas dentro do princípios descritos, de forma ao seu correcto funcionamento e a não causar transtorno aos residentes no edifício nem em edifícios vizinhos .

As chaminés tem por regra serem erguidas até meio metro acima da parte mais alta do edifício de forma a uma correcta ventilação o que leva a que em muitos casos as chaminés dos edifícios não tenham esta regra ; Logo entende-se a impossibilidade de qualquer morador ou vizinho não poder de forma alguma criar um buraco na parede para a rua e fazer exaustão dos fumos através dele. Compromete não só a estética do edifício como requer licença Camarária (se não estou em erro).

Já pensou na colocação de um Ar Condicionado? Isto se não tiver uma melhor solução para a extracção de fumos.

Cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/04/2020
, Respondeu:

Tenho a mesma dúvida... ar condicionado é bem mais prejudicial a estética do edifício que uma simples e fina chaminé para salamandra a pellets. São coisas que não entendo. Uma serra-copo e um trabalho bem feito mal nota-se o extrator de fumos e a entrada de ar fresco

Faça login para aceder a este conteúdo. 
07/04/2020
, Respondeu:

Fábio, percebo o seu ponto de vista, mas o problema não está só na estética da instalação, mas sim na consequência da queima potenciando a emissão de fumos. No espaço de 1 mês tem a parede preta para além do incómodo e diminuição da qualidade de vida dos possíveis vizinhos de andares superiores.