última atualização: 05/02/2017

Sistema integrado de AQS e Climatização para moradia nova: Qual a melhor solução?

Olá a todos!

Sou novo neste "Forum", mas parece-me de grande utilidade, e com um apoio muito competente, por isso resolvi colocar também uma questão, e que pode vir a ser útil para outros. Aqui vai:

- Estou a construir moradia nova na zona da Covilhã. Invernos frios e verões quentes, muita amplitude térmica. Na altura do projeto, o técnico colocou-me uma série de questões, às quais eu não soube responder, por isso pedi-lhe que fizesse como se fosse para ele... Agora, que está a chegar a altura de tomar decisões, começam as dúvidas...

- Do que estamos a falar: Moradia de 2 pisos, grande. Cerca de 250 m2, sendo 190 m2 num 1º piso, mais 60 m2 num 2º piso. Parece-me que terá bom comportamento térmico (lage da 1ª placa suspensa, 2 paredes exteriores de 15 cm + cx ar + 6 cm de isolamento, alumínios com corte térmico, vidros com 6 + 15 + 5 mm, etc...).

- Em termos de AQS e climatização, o que está previsto: Painéis solares com 4,9 m2 e depósito de 500l. Depois, como complemento: Esquentador a gás, de 18,9 kW. Para aquecimento: radiadores hidraulicos alimentados por caldeira a biomassa (pellets / lenha), com potência de 30 kW, e depósito de 500l. Finalmente, para aquecimento / arrefecimento: 3 (TRÊS!!!) Unidades Multisplit (Bombas de calor), com 12,4 kW, 8,2kW e 7 kW... (Cada um com 1 unidade exterior e 2 unidades interiores).

Ora, isto está tudo muito certo, mas quando começamos a orçamentar, a coisa pia mais fino! 

NOTA: A habitação vai ter na zona da cozinha / sala (que comunicam), um recuperador ventilado de 2 faces, dos quais vamos fazer saídas de "calor" para o hall e 1 quarto.

Assim, tenho as seguintes dúvidas para as quais gostaria de obter a V/ opinião:

1. Sendo esta talvez a solução ótima, mas cara, do que poderia prescindir para já? (Poderei deixar a pré-instalação dos multi-split, e instalar mais tarde?)

2. Haveria, em termos de AQS, alguma alternativa que servisse igualmente bem (bomba de calor para AQS)?

3. Não poderia instalar, em alternativa à caldeira + multi-split, uma bomba de calor que funcionasse para as AQS e climatização? Se assim fosse, poderia prescindir do esquentador?

4. Consigo ter, ainda que muito por alto, uma noção dos valores médios para cada um destes equipamentos?

Obrigado pela ajuda, a coisa está um quebra-cabeças de primeira apanha...

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar