última atualização: 25-03-2019

Bomba de calor apoiada por painel fotovoltaico ou solar térmico?

Tenho uma habitação que vou remodelar e ampliar que ficará com cerca de 150 m2. Em principio ficará bem isolada nas paredes por capoto no exterior e lã de rocha nas partes internas das paredes e tetos. A cozinha  tem placa para cozinhar elétrica e somos 4 pessoas em causa (2 adultos e 2 crianças). Pretendo instalar bomba de calor para aquecimento central com radiadores  e aquecimento de águas sanitárias, mas estou indeciso em instalar painéis solares para as águas sanitárias ou fotovoltaicos para apoio da bomba e restantes equipamentos. O meu consumo mensal atual de eletricidade ronda os 75 €.

Será que me podem indicar qual das soluções será as mais correta em termos energéticos, ou melhor, qual das situações me ficará mais económica no futuro? 

Obrigado.

Hélder Agante.

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
13-10-2017

Olá Hélder

Existem dois tipos de bombas de calor: de Baixa temperatura e Alta temperatura (referido em outro tópico do forum)

Deverá sempre analisar o possível perfil de consumo dos radiadores e AQS, nomeadamente horários de utilização.

Se pretende um uso regular do aquecimento central, uma bomba de calor que atinja no mínimo 60ºC poderá ser o mais indicado tanto a nível de consumos como de conforto, pois uma de baixa temperatura vocacionada para AQS estará sempre no seu limite. Deste modo um apoio fotovoltaico (Autoconsumo) para durante o dia, poderá ser a melhor opção. A instalação ficaria simplificada e optimizada. Acrescento também a possibilidade da instalação de um Acumulador de Inércia para maior apoio a AQS e menores consumos elétricos no final do dia em que não temos irradiação solar.

Já pediu algum orçamento ou informação sobre os equipamentos? Qual a potência da Bomba de Calor que lhe aconselharam?

Cumprimentos

Bruno Miguel

User name
HELDER MANUEL CORDEIRO AGANTE
13-10-2017

Boa noite Bruno.
Obrigado pela explicação.
Sim, já tenho orçamentos. As potencias variam entre 10 KW e 15 KW. Uns instaladores são defensores de bombas de calor de baixa temperatura, com maior n.º de elementos de radiador e, por funcionar a temperatura inferior, com menor consumo. Outros, defendem bombas de temperatura mais elevadas. Estou na dúvida sobre que opção escolher.
Obrigado.

Cumprimentos.

Hélder Agante.

User name
FILIPE COELHO
29-12-2017

Também pensei nessa solução, que me parece muito interessante, mas no meu caso, como tenho já a instalação de radiadores convencionais estou com algumas dúvidas. Disseram-me que é possível utilizar uma bomba de calor a baixas temperaturas (50º por aí) utilizando na mesma radiadores convencionais, bastando para isso aumentar o número de elementos na rede de forma a aumentar a área de exposição e assim conseguir aquecer na mesma a casa. Assim evitaria de ter que ir para uma bomba de calor de alta temperatura ou de ter que substituir os radiadores por ventilo-convectores. Alguém já ouviu falar disto? Será fiável?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
02-01-2018

Revejam alguns posts antes de tomarem qualquer opção aqui.

Para radiadores é aconselhado o uso de Bombas de Alta temperatura. Para instalações já existentes podem fazer a experiência descrita em vossas casas com a caldeira existente.

Cumprimentos

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
02-01-2018

Adiciono também que é importante tomar em consideração as trocas de calor da casa com o exterior e o seu isolamento. Se a casa for mal isolada a demanda será superior.

User name
LUIS NEVES
25-03-2019

Bom dia,
tenho uma casa de campo cujo aquecimento e feito por uma caldeira de aquecimento a gasoleo que neste momento e extremamente dispendiosa.
Tenho paineis solares instalados mas a producao e vendida na totalidade a EDP. Alem disso vou instalar uma piscina que gostaria tambem de aquecer.
Qual a solucao que me recomendariam ?
ABomba de calor ? Paineis solares para climatizacao ? utilizacao da eneroia produzida para consumo proprio e vender remanescente a rede ? ou usar acumuladores para guardar o excesso de producao ? Alguma empresa que me possam recomendar ?
Cumprimentos
Luis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.