última atualização: 23/03/2020

Dicas para uma casa confortável e ventilada, sem gastar muito

Com a chegada da primavera, o tempo fica mais ameno e isso significa que pode tirar partido dos recursos naturais para aquecer ou arrefecer a casa. Descubra as medidas simples que o vão ajudar a manter a casa confortável e arejada, de forma poupada e com uma mãozinha da mãe natureza.

  • Nos dias mais frios, aproveite o sol: abra as cortinas e/ou estores das janelas durante o dia e, à noite, feche-os. Nos dias de calor, feche aqueles durante o dia e, à noite, abra as janelas para arrefecer a habitação.
  • Renove o ar interior da habitação todos os dias: basta abrir as janelas, de preferência de direções opostas, para que a casa fique ventilada. Esta operação é ainda mais importante, quando existem várias pessoas dentro de casa e por um período alargado.
  • Se a casa tiver um sistema de ventilação mecânica, assegure-se de que o mesmo está programado de modo a que a renovação do ar esteja ajustada ao número de pessoas na habitação.
  • Se usar um termoventilador: ligue-o apenas quando alguém estiver na divisão e desligue-o assim que sair ou for dormir. Caso use um radiador a óleo: use durante o menor tempo possível e regule o termóstato para, no máximo, 21°C. Se usar um aparelho de ar condicionado: regule-o para 20 a 21°C e ligue apenas quando estiver na divisão.
  • No caso de equipamentos que funcionem com bio-massa (como pellets ou lenha), deixe de alimentar a lareira ou a salamandra uma hora antes de se deitar. Lembre-se de ventilar o espaço.
  • Se tiver um sistema de aquecimento central, verifique se o termóstato está no modo de inverno e mantenha a temperatura da caldeira a mais baixa possível. Feche os radiadores nas divisões que não usar.

Veja a nossa lista completa de dicas para poupar no aquecimento e climatização da sua casa.
Tem dúvidas, dicas ou experiências a partilhar sobre este tópico? Use os comentários!

 Equipa DECO PROTESTE

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.