última atualização: 15/01/2020

Melhor solução para AQS e aquecimento central

Boa tarde, adquiri recentemente uma morada V3 de 4 pisos em Vila Nova de Gaia, que tem instalada uma caldeira a gás propano para AQS e aquecimento central (todas as divisões têm radiadores). Em termos de isolamento, possui capoto e janelas com caixilharia dupla. Tenho uma lareira com recuperador, mas não utilizo nem pretendo utilizar. A zona em questão não tem nem poderá ter gás natural. Somos 2 adultos e 1 criança, e a casa é habitada maioritariamente ao final do dia e fins de semana. Sem qualquer tipo de aquecimento central, em meses de Inverno a temperatura da casa ronda os 15ºC. No Verão não vemos necessidade de arrefecimento, pois consegue-se fazê-lo de uma forma natural. Atendendo ao cenário existente e numa perspetiva de redução de custos e aumento de eficiência, pretendo estudar alternativas, que possam incluir se se justificar, a utilização dos equipamentos já existentes ou a instalação de outros (por exemplo, painéis solares). Há alguma solução que à primeira vista pareça mais viável? Existe alguma empresa que possa fazer um estudo e apresentar soluções?

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

  Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.