última atualização: 27/05/2015

O ar condicionado é mesmo uma energia renovável?

Sim, o ar condicionado (uma bomba de calor) é considerado uma energia renovável. Porquê? Nós explicamos. 

De acordo com a diretiva 2009/28/CE, posteriormente transposta para a legislação nacional pelo DL nº 141/2010 alterado pelo DL nº 39/2013, as bombas de calor aerotérmicas, geotérmicas e hidrotérmicas estão classificadas como aparelhos que utilizam energia proveniente de fontes renováveis.

Mesmo quando estes sistemas utilizam eletricidade para os fazer funcionar? Se isso fosse um problema, por essa ordem de ideias, um sistema solar térmico em circulação forçada, também consome energia elétrica na bomba de circulação que movimenta o fluido de transporte de energia tal como uma bomba de calor necessita de energia elétrica para acionar o compressor que movimenta o fluido de transporte.

Enquanto num sistema solar térmico o rácio entre a energia produzida e a energia consumida é muito grande, nas bombas de calor esse rácio é muito menor. Por esse motivo e de forma a excluir os aparelhos menos eficientes, é necessário que o fator de desempenho sazonal (SPF no geral, SCOP na função de aquecimento ou SEER na função de arrefecimento) da bomba de calor seja elevado o suficiente para compensar a energia elétrica consumida. Pelos parâmetros atuais, o SPF mínimo aceite toma um valor próximo de 3, mas os valores de SPF da maioria dos produtos à venda no nosso mercado, para as nossas condições climáticas são superiores a 5.

Assim sendo, a União Europeia privilegia as tecnologias de bomba de calor e queimadores de pellets, em detrimento de outras que utilizam a queima de combustíveis fósseis para produzir aquecimento ou águas quentes.

Caso tenha alguma questão por esclarecer, não hesite em perguntar.

Com os melhores cumprimentos,
a equipa do CLEAR Portugal

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

Comentários

Seja o primeiro a comentar
eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.