última atualização: 13/02/2019

melhor sistema para aquecimento/arrefecimento

Boa tarde,

Estou a reconstruir uma moradia com cerca de 150m2 (2 pisos+sotão) no concelho de Évora, e gostava de saber que sistema de aquecimento/arrefecimento e aquecimento de águas é o mais acertado. Quero que seja o mais ecológico possível e não tenho acesso a gás natural. 

  • habitação permante
  • família de 5
  • muito frio no irverno e muito quente no verão

Tinha pensado num sistema de pellets para aquecimento, mas fiquei com dúvidas relativamente à melhor opção para arrefecer a casa no verão... bomba de calor; ar condicionado... as caldeiras de pellets podem ter aquecimento nas divisões?

Agardeço desde já qualquer informação dada!

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
11/02/2019

Olá, Carolina.

Respondendo à sua dúvida sobre as Caldeiras a pellets, estas podem e devem ser ligadas a um circuito de água fechado que vai alimentar diversos elementos de radiadores espalhados pelas divisões. Este sistema, apesar de ter um custo energético bastante atrativo, não possibilita o arrefecimento da casa.

Se a ecologia está no cerne da sua questão, então, uma Bomba de calor - ciclo Ar/água com ventiloconvetores, distribuídos pela habitação e com o devido acumulador de inércia e de AQS (Águas Quentes Sanitárias) instalado, poderá ser uma excelente solução. Se estiver agregado a dois painéis solares térmicos, mais amiga do ambiente se tornará a casa da Carolina.

A instalação destes últimos equipamentos permite baixos custos energéticos para aquecimento, arrefecimento e AQS. Apesar de ser dos investimentos mais elevados que pode encontrar, tendo em conta o agregado familiar de cinco pessoas, e uma possível frequência diária da casa, mais benefícios vai retirar e o retorno financeiro acabará por compensar.


No que diz respeito ao arrefecimento e com as tecnologias que apresenta na sua questão: Bomba de calor Ar/água e Ar/Ar - A/C, todas permitem arrefecer, mas a produção de frio é mais notória num sistema de ar condicionado, em comparação com um piso radiante ou com ventiloconvetores.

No caso do ar condicionado, terá de ter um sistema independente para AQS (um solar térmico). Não tendo gás natural, as opções recaem na resistência (muito pouco eficiente e elevados custos de energia) ou na bomba de calor AQS.

Com base nesta resposta, diga-nos em qual estaria mais inclinada? Já tem orçamentos?

Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

User name
Carolina Ennes ,Respondeu:
13/02/2019

Bom dia Bruno,

Antes de mais obrigada pela resposta!

Como o andar de baixo é bastante fresco no verão, estava mais inclinada para a opção de pellets para aquecimento(uma na sala c/ 20m2, e outra na sala do andar de cima c 15m2) e AQS; ar condicionado para o andar de cima como solução para arrefecimento.
Estou também a considerar paineis solares ou fotovoltaicos.

Ainda não tenho orçamentos para nenhuma das opções e isso será com certeza determinante para a escolha final. Não me importo de gastar mais um pouco se for uma solução que se justifique com o decorrer do tempo/gastos anuais.
Mas por pesquisas que fiz, fiquei com ideia de que a bomba de calor era mais indicada para espaços maiores e onde o sistema estaria ligado a toda a hora...




eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.