última atualização: 29/06/2020

Gastos mensais Aquecimento Central: Piso Radiante Bomba de Calor VS Ar Condicionado

Boa tarde,

Vou construir uma moradia de raiz com 180m2 e 2 pisos e esta é uma duvida que ainda não consegui responder:

Quais os gastos médios mensais de uma solução de aquecimento de piso radiante apenas com bomba de calor (sem auxilio de paineis) VS Ar condicionado. Assumindo que ambas as soluções terão que estar ligadas 12horas por dia mantendo uma temperatura de 22ºC, é possivel ajudarem me a fazer stes calculos?

Cmpts,

M.Afonso

User name

Junte-se a esta conversa

Comentários

User name
26/07/2017
João Silva

Boa tarde,

se vai construir agora a moradia, terá que solicitar um certificado energético. Os valores que lá vêm já ajudarão a calcular os custos anuais com aquecimento e arrefecimento.

Poderá sempre solicitar ao perito qualificado responsável pelo certificado, qual o sistema mais rentável para a sua moradia.


Cumprimentos

User name
26/07/2017
Marcos Afonso , Respondeu:

Boa tarde,

Obrigado pelo resposta.

Já possuo o pré-certificado energético. O certificado energético apenas é feito depois da moradia ser construída.
As informação presentes no pré-certificado não ajudam de todo na minha questão.

Cmpts, Marcos

User name
28/06/2020
Lídia Faria , Respondeu:

Algum profissional no norte de Portugal para dar informações acerca desse sistema de aquecimento?

User name
29/06/2020
João Silva , Respondeu:

Boa tarde,

Artigo 7º do DL 118/2013:

"3 - Antes do início da construção de edifícios novos ou do início de grandes intervenções, tanto em edifícios de habitação como em edifícios de comércio e serviços, é emitido o pré-certificado o qual tem em conta a viabilidade técnica, ambiental e económica de sistemas alternativos de elevada eficiência, tais como:

a) Sistemas descentralizados de fornecimento energético baseados em energias provenientes de fontes renováveis;
b) Cogeração;
c) Redes urbanas ou coletivas de aquecimento ou arrefecimento, em especial baseadas total ou parcialmente em energia proveniente de fontes renováveis;
d) Bombas de calor.

4 - O pré-certificado inclui a análise dos sistemas alternativos que estejam disponíveis por forma a que esta esteja documentada e acessível para efeitos de verificação ulterior pela entidade competente."

No pré-certificado deverá ter a indicação em kWh/ano dos valores para aquecimento e arrefecimento. Esses serão os valores necessários para fazer contas aos gastos anuais em função dos custos de cada energia.

User name
02/10/2017
SARA MARGARIDA PAIXAO

Boa tarde

Na minha moradia tenho piso radiante hidraulico com bomba de calor baixa temperatura (até 45º).

Da minha experiência e não querendo de todo influenciar a sua escolha, existe várias questões que deve ter em consideração nas duas opções:
- Piso radiante tem que ter muito cuidado com o local de colocação da bomba de calor e a distância para a casa (poderá ter bastante perda no trajeto), se os tubos são devidamente isolados para diminuir estas perdas.
- Ar condicionado permite aquecimento e arrefecimento, a bomba de calor só permite aquecimento
- Ar condicionado você liga ou programa quando ligar e consegue limitar a esse tempo a sua atividade (se está apenas 6 horas na sala ou cozinha ele só funciona essas horas e assim sucessivamente para cada divisão)
- A bomba de calor e o piso radiante têm que estar todo o dia ligado, porque demora algum tempo a aquecer a água e o chão, se desligar durante o dia e voltar a ligar quando chega a casa é como se estivesse a reiniciar o sistema todo.

Se calhar ainda me esqueço de mais alguma...

Mas digo-lhe que o aquecimento do piso radiante é muito confortável, melhor que o ar condicionado, mas em termos de eficiência deve ser o ar condicionado, para além de dar para o calor e para o frio.

Boa sorte na escolha e estude bem antes de escolher porque todos querem vender o seu e esquecem-se dos pormenores

User name
02/10/2017
José Silva

Boa tarde,
O piso radiante terá de estar sempre ligado e é possível fazer "refrescamento" com o piso radiante.
Em termos de consumos estes dependerão de vários factores, tais como: temperatura desejada, nível de isolamento da casa, caixilharias, vidros...
Posso dar o exemplo de um cliente nosso com piso radiante e bomba de calor que a manter uma temperatura dentro de casa de 19º teve no inverno passado uma factura de energia no valor médio de 140€.

Cumprimentos

User name
23/02/2020
Norberto , Respondeu:

Olá
Com o nosso sistema, não necessita de obras, nem de nenhum sistema complementar, os testes feitos na Noruega, indicam uma economia de 40% na energia consumida, o nosso sistema só tem 0,038mm espessura e a temperatura é controlada por termostatos instalados individualmente em cada quarto.

User name
23/02/2020
Norberto , Respondeu:

Esqueci de dizer, este sistema usa só 60wats por m2

User name
23/02/2020
Norberto

Olá
Sobre o aquecimento de pavimento, informo que vai estar disponível em Portugal um novo sistema para instalação por baixo do piso flutuante e outro para as casa de banho, este novo sistema é usado nos países nórdicos já há algum tempo, e vai estar disponível em Portugal daqui a pouco tempo. Os testes feitos com este sistema, indicam uma economia de 40% na energia e garante uma temperatura homogénea em toda a área dos espaços onde é instalado, porque o pavimento é totalmente preenchido. Não necessita de obras, é simples de instalar é só tem 0,038mm de espessura.
Eu vou estar em Portugal para dar formação a profissionais que estejam interessados em se tornar instaladores oficiais da nossa empresa. Posso dar mais informações pelo email
( jnbv61@hotmail.com )

User name
28/06/2020
Lídia Faria , Respondeu:

Algum profissional no norte de Portugal para dar informações acerca acerca desse sistema de aquecimento?

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.