última atualização: 07/10/2018

caldeira de condensação a gás natural

Olá! 

Estou a remodelar um apartamento e após uma visita de um técnico para manutenção da atual caldeira a gás natural, fomos confrontados com a necessidade de comprar uma nova. 

A minha dúvida prende-se com a escolha da nova caldeira a gás para aquecimento da casa por radiadores e das águas de WC. Fiz uma pesquisa e percebi que há uns modelos novos e que deve ser de condensação. A casa é muito grande, com cerca de 160 m2. Quais as marcas e modelos que me aconselham a comprar. O picheleiro recomenda que eu compre uma Berets Green. Já vi aqui na Deco que não é uma marca muito fiável. 

Agradeço todos os contributos. 

Susana Martins

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
EDGAR FILIPE BRANCO DE ALMEIDA ALMEIDA
23/09/2018

Bom dia Susana.
Pode adquirir uma IMMERGAS de condensação são fiáveis e com melhor qualidade que a Roca ou Vulcano.
O custo de uma caldeira IMMERGAS Vitrix Tera 28KW é de 1054.11€ com IVA.
São equipamentos de fabrico Italiano, com representação em portugal.

Moderado pelo administrador da comunidade

User name
SUSANA MARTINS ,Respondeu:
24/09/2018

Muito obrigada, Edgar. Não conhecia a marca. Melhores cumprimentos

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
24/09/2018

Olá Susana, 

Os últimos testes levados a cabo por parte da DECO Proteste tiveram como foco a segurança dos esquentadores. Apesar de a fonte de energia ser igual têm tecnologias diferentes. 

Aconselhamos ao investimento de uma caldeira a gás natural com condensação que aproveita o calor residual dos gases de exaustão para pré-aquecer a água para os radiadores antes de esta ser aquecida no permutador principal. Aproveita-se assim o calor residual dos gases. 

Siga os alertas e os nossos testes sobre esquentadores e utilizadores de gás natural e solicite a instalação a um profissional recomendado pelo fabricante. Mais pistas aqui. 

Com os melhores cumprimentos 

Equipa Energias Renováveis

User name
SUSANA MARTINS ,Respondeu:
24/09/2018

Muito obrigada, Bruno. Literatura muito útil. Melhores cumprimentos

User name
João Silva
26/09/2018

Bom dia Susana Martins,

Independentemente da marca escolhida, uma caldeira de condensação não poderá usar a exaustão da caldeira convencional que suponho seja a que estaria instalada. A exaustão das caldeiras de condensação tem um pH ácido, que é potencialmente agressivo para a maioria dos materiais correntes de construção. A exaustão destas caldeiras é feita num material plástico, normalmente polipropileno.

Confirme que as condições de exaustão existentes são as indicadas para este tipo de caldeira ou, caso não sejam, verifique se tem a possibilidade de colocar a tubagem de exaustão específica destas caldeiras diretamente para o exterior do apartamento.


Melhores cumprimentos,

João Silva

User name
SUSANA MARTINS ,Respondeu:
07/10/2018

João, muito obrigada pelas informações muito pertinentes. Abraço. Susana Martins

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.