Caldeira a gás ou pellets?
Boa tarde,
Resido na zona de Mafra, num local húmido e frio no inverno por estar junto a uma serra. Trata-se de um apartamento no R/C de 110m2. Possuo actualmente para aquecimento das divisões e AQS uma caldeira Vulcano babystar por exaustão com 23kW de potência. A mesma já está muito obsoleta e com necessidade urgente de ser substituída. Tenho radiadores de água em todas as divisões (excepto cozinha) e com uma saída de chaminé (está tapada) que era uma antiga lareira que foi removida.
Procuro uma solução que sirva sobretudo de aquecimento das divisões e talvez também para aquecimento AQS. Estou muito indeciso entre uma caldeira por condensação ou por pellets, pois apesar de as novas caldeiras por condensação serem mais eficientes e económicas do que a que tenho actualmente, sinto muito a necessidade de ligar mais vezes a caldeira (apenas acontece ao final do dia de 2ª a 6ª e fins de semana quase todo o dia) durante os meses mais frios do ano (Novembro a Março, inclusivé).
Qual aconselham como a melhor solução?
Obrigado
Bom dia,
Tendo em conta que existe gás natural a opção ideal seria a colocação de uma nova caldeira a condensação, mas deverá ter em conta a extração dos gases que é diferente da sua atual caldeira. Ou seja a mesma deve ser feita diretamente para o exterior ou no caso da utilização da conduta do prédio, terá de ser colocada uma nova tubagem no seu interior até ao telhado.
Outro aspeto importante é a necessidade de existir um esgoto para os condensados.
Sugiro que entre em contacto com uma empresa especializada nesta área por forma a verificar as condições do local.
Outra solução pode passar pela colocação de equipamentos de ar condicionado, mas isso iria implicar um investimento superior.
Caso seja possível depois informe qual foi a sua decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis