última atualização: 12/09/2018

VMC e Ar condicionado

Bom dia

Construi casa recentemente (Funchal) e a casa é bastante eficaz em manter uma temperatura agradável no inverno, só que no verão torna-se um pouco quente! 

A casa não tem VMC instalado. Será recomendável instalar o VMC (ventilação mecânica controlada) ou passo logo para a instalação de ar condicionado (li que o Daikin Ururu Sarara faz renovação de ar e arrefecimento)? Ou os dois?

Cumprimentos

Nuno Timóteo

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
10/09/2018
Melhor resposta

Olá Nuno,

A Ventilação Mecânica Controlada (VMC) é sempre um bom sistema de renovação do ar ambiente. Não só limpa o ar do seu lar como permite ventilar os espaços com dificuldade de renovação de ar natural e assim controlar humidade e diminuir odores.


Em zonas mais frias, podem ser adotados sistemas de duplo-fluxo com recuperação de calor. Estes sistemas permitem aquecer o ar novo cruzando-o com o ar viciado que é extraído das divisões de maior produção de calor e condensação, como as casas de banho ou as cozinhas. A VMC contribui muito pouco quando se pretende arrefecer o ambiente, sobretudo, no verão. Com temperaturas mais elevadas, esta poderá não ser a melhor opção para a sua casa.

Na nossa opinião, o sistema mais eficaz para arrefecimento da sua casa será o Ar-Condicionado (split ou multisplit) que possibilita a climatização de até 5 divisões.


A DECO Proteste fez um teste laboratorial ao modelo de Ar-condicionado mencionado e chegou à conclusão que é de muito “Boa Qualidade” obtendo, inclusivamente, o selo de Melhor do Teste.

Um Ar-Condicionado não proporciona diretamente uma renovação do ar forçada, pois não provoca extração ou insuflação do ar interno com o exterior como acontece com a VMC, mas, devido à pressão das forças naturais do vento e das pressões derivadas das diferenças de temperatura (exemplo do “efeito chaminé”), ajudam na ventilação natural e consequentemente na renovação do ar.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

User name
NUNO TIMOTEO ,Respondeu:
12/09/2018

Muito obrigado pela vossa resposta!

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.