última atualização: 20/10/2020

VMC e Ar condicionado

Bom dia

Construi casa recentemente (Funchal) e a casa é bastante eficaz em manter uma temperatura agradável no inverno, só que no verão torna-se um pouco quente! 

A casa não tem VMC instalado. Será recomendável instalar o VMC (ventilação mecânica controlada) ou passo logo para a instalação de ar condicionado (li que o Daikin Ururu Sarara faz renovação de ar e arrefecimento)? Ou os dois?

Cumprimentos

Nuno Timóteo

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

6 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/10/2020

A Proteste actualizou as suas recomendações em Setembro de 2020 e no topo tem o DAIKIN FTXZ25N / RXZ25N (URURU SARARA). Gostaria de comparar esse sistema com o que tenho em vista (que não foi incluído nos testes da Proteste): WIND-FREE COMFORT da SAMSUNG (AR07TXFCAWKN / AJ080TXJ4KG)...

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/10/2020
, Respondeu:

Olá Miguel, 

Os equipamentos de ar condicionado que testámos eram mono-split, ou seja um equipamento interior e um equipamento exterior. As potências testadas foram de 2.5KW (9000 BTU) e 3,5KW (12000 BTU).

Neste momento, não conseguimos indicar quando serão realizados novos testes e se os mesmos irão incluir o modelo a que se refere.

Para ser avisado sempre que existam novos modelos testados, basta ativar a opção na página do teste ("Quero ser alertado quando chegarem novos produtos ou resultados", do lado esquerdo, abaixo das nossas recomendações). 

Chamamos a sua atenção para um aspeto: a referência da máquina interior que indica é de apenas 7000 BTU o que pode ser insuficiente para a climatização do espaço, para além disso deverá confirmar se a máquina exterior (muli-split) que refere, tem potência suficiente para as máquinas interiores que selecionar.

Sugerimos que leia este artigo para saber mais sobre como escolher a potência certa para o ar-condicionado: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/dicas/ar-condicionado-que-equipamento-instalar/potencia-certa

Em caso de dúvida também pode contactar a marca e pedir esclarecimentos.

Obrigada, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
03/10/2020

Boa tarde,
Estou a construir uma casa com C/V (garagem), R/C (cozinha, escritório e sala), 1º andar (quartos) e acesso ao piso técnico.
Terá cerca de 150 m2, entre r/c e 1º andar, que é a zona onde se vive.
Isto na zona de Loures, onde o clima é ameno, mas cada vez mais com picos de frio e calor.
Estou a pensar numa casa com construção LSF, onde por norma a eficiência é melhor.
Pensei numa VMC + ar-condicionado para atingir a temperatura ideal.

Que tipo de equipamentos recomendariam para verão e inverno. Obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/10/2020
, Respondeu:

Bom dia Dário, 

A DECO PROTESTE efetuou testes a diversos equipamentos de ar condicionado e sendo assim aconselhamos a que veja os resultados obtidos no nosso site: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado.

De qualquer forma, as suas decisões devem ter em conta o projeto da especialidade, que deverá definir quais os equipamentos a utilizar para o aquecimento, arrefecimento e a renovação do ar.

Cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/09/2018
Melhor resposta

Olá Nuno,

A Ventilação Mecânica Controlada (VMC) é sempre um bom sistema de renovação do ar ambiente. Não só limpa o ar do seu lar como permite ventilar os espaços com dificuldade de renovação de ar natural e assim controlar humidade e diminuir odores.


Em zonas mais frias, podem ser adotados sistemas de duplo-fluxo com recuperação de calor. Estes sistemas permitem aquecer o ar novo cruzando-o com o ar viciado que é extraído das divisões de maior produção de calor e condensação, como as casas de banho ou as cozinhas. A VMC contribui muito pouco quando se pretende arrefecer o ambiente, sobretudo, no verão. Com temperaturas mais elevadas, esta poderá não ser a melhor opção para a sua casa.

Na nossa opinião, o sistema mais eficaz para arrefecimento da sua casa será o Ar-Condicionado (split ou multisplit) que possibilita a climatização de até 5 divisões.


A DECO Proteste fez um teste laboratorial ao modelo de Ar-condicionado mencionado e chegou à conclusão que é de muito “Boa Qualidade” obtendo, inclusivamente, o selo de Melhor do Teste.

Um Ar-Condicionado não proporciona diretamente uma renovação do ar forçada, pois não provoca extração ou insuflação do ar interno com o exterior como acontece com a VMC, mas, devido à pressão das forças naturais do vento e das pressões derivadas das diferenças de temperatura (exemplo do “efeito chaminé”), ajudam na ventilação natural e consequentemente na renovação do ar.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/09/2018
, Respondeu:

Muito obrigado pela vossa resposta!

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.