última atualização: 09/04/2021

Ar condicionado consumo versus caldeira a gas natural

Boa tarde,

Tenho uma caldeira mural a gas natural (não é condensação).

Neste mês de inverno gastei 2.290 Kwh de energia. O aquecimento central fica ligado entre as 19:00 e as 24:00 e depois das 5:30 às 7:00.

È um apartamento com 4 quartos, sala e cozinha.

Em todos os compartimentos há radiadores.

Se mudar para um ar condicionado Multisplit, quantos Kwh gastarei?

Obrigado.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/03/2021

Estou a ampliara e remodelar a minha casa. vou isolar com lã de rocha no interior e capoto no exterior.
Quero meter aquecimento e estava inclinado para caldeira a lenha e paineis solares para AQS. falaram-me em ar condicionado que talvez fosse melhor - mais económico a instalação e vantagem do arrefecimento no verão.
O que me recomendam? Sabem dizer-me quanto poderei gastar anualmente em eletricidade com o ar condicionado? A área habitável é de cerca de 158 m2.
obrigado.

Hélder Agante

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/04/2021
, Respondeu:

Bom dia,


A aplicação de equipamentos de ar condicionado permite fazer a climatização (Verão e Inverno) e desumidificação. Para ajudar na sua escolha siga os conselhos do nosso guia de compras em https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/como-escolher

Verifique qual a potência contratada atual e a potência máxima admissível para a sua instalação elétrica (PMA) e junto de uma das empresas instaladoras verifique se a mesma será suficiente para o funcionamento dos equipamentos.
Acompanhe com atenção a pré-instalação e certifique-se que os seguintes pontos:


1) Estanquicidade das tubagens de cobre, por forma a verificar se não existem fugas;
2) Se o esgoto das máquinas interiores permite o escoamento da água;
3) Ligações elétricas e de comunicação entre máquinas interiores e exterior.

A utilização de um sistema solar térmico, por exemplo em termossifão, pode ser uma boa opção para o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS), conseguindo assim um menor investimento do que um sistema de circulação forçada e requerendo um menor custo de manutenção.

Cumprimentos,


A Equipa das Energias Renováveis. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/04/2021
, Respondeu:

Obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/02/2017

Boa noite Rui Valente

retirando fatores relacionados com o rendimento do aparelho, os 2.290 kWh que gastou num mês são consequência das caraterísticas construtivas da habitação, das temperaturas exteriores e da temperatura que pede no interior nas horas de funcionamento.

Se mudar de equipamento, para obter o mesmo nível de conforto irá necessitar sensivelmente da mesma energia térmica. O que irá mudar é o preço do kWh caso mude para um ar condicionado.

Por outro lado, com uma caldeira e radiadores existe alguma ineficiência ao circular água por todo o circuito mesmo que alguns radiadores em dada altura não esteja a solicitar aquecimento. Com o ar condicionado, terá outra flexibilidade na utilização.

Não nos indica a área total aquecida, mas a energia gasta parece algo elevada. A casa é antiga? será possível melhorar o isolamento térmico e as janelas antes de investir num novo sistema de aquecimento? Se a habitação não conseguir impedir as trocas de calor com o exterior, irá sempre gastar bastante.


Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/02/2017
, Respondeu:

Bom dia,
A casa foi construída em 2002.
Tem os isolamentos da construção daquela época, paredes duplas com espuma no meio, janelas de vidro duplo em PVC.
Eu tenho um cronotermoestato sem fios ligado à caldeira.
O aparelho está no corredor e apontar para uma temperatura 20 graus entre as 19:00 e as 24:00 e depois entre 5:30 e as 7:00.
Mas neste tempo (janeiro) a caldeira nunca consegue fazer a temperatura passar os 18 graus.

Julgava que um ar condicionado com o seu coeficiente de eficiência por volta de 4, podia dividir os Kwh por quatro e este seria o valor de gastos com o ar condicionado.

A casa é um apartamento T3 com um sotão. Todos compartimentos têm radiadores, mas o crono até está no corredor aonde há menos perdas.

Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/02/2017
, Respondeu:

Bom dia Cândido Valente,

Às vezes há alguma confusão entre a energia térmica e a energia consumida.

Com uma caldeira a gás convencional, poderá estimar um rendimento da ordem dos 85% sobre o PCI do gás, enquanto que com um ar condicionado poderá obter um SCOP de 4, como indica. Esse SCOP = 4 significa que, por cada kWh de eletricidade consumida, ele irá debitar 4 kWh de energia térmica. Mas a energia térmica (calor) que irá necessitar depende sempre da casa, principalmente.

Caldeira a gás: 2.290 kWh de energia consumida x 0,85 (rendimento) = 1.946,5 kWh de energia térmica útil usada no aquecimento

Bomba de calor: 1.946,5 kWh de energia térmica (assumindo que pretende entregar a mesma energia para aquecer a casa) / 4 (assumindo que compra uma máquina com este SCOP) = 486,63 kWh de energia elétrica


Custos de energia:

gás natural: 2.290 kWh x 0,0555 (Lisboagás, 2º escalão) x 1,23 (IVA) = 156€ (deverá corresponder á sua fatura de gás natural, se tiver este tarifário)

eletricidade: 486,63 kWh x 0,2 = 97€ (seria a sua fatura para operar o ar condicionado)

Estas contas estão simplificadas e não levam em conta a maior temperatura que possivelmente irá obter com o ar condicionado por comparação com os radiadores mas dá-lhe uma ideia de quanto poderá poupar e verificar se o investimento compensa.

Tendo a casa bem isolada e com tempo de funcionamento que permite ao aquecimento central, deveria atingir 20ºC dentro de casa. Será que os radiadores estão bem dimensionados para as perdas térmicas? todos os radiadores aquecem em simultâneo ou alguns respondem mais rápido? Poderá ter o circuito desiquilibrado... Os radiadores aquecem por completo ou o final encontra-se frio? Poderá ter ar na instalação...


Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/02/2017
, Respondeu:

Obrigado pela informação.
O crono sem fios está no hall de entrada, e mesmo assim, no inverno não consegue chegar aos 20ºC.
Estes dias mais frios a caldeira consegue levá-lo até aos 19ºc.
Os radiadores aquecem todos por igual. Inclusive, retiro o ar do circuito com frequência.
A caldeira é mural convencional, não é de condensação.
Pelas suas contas, havia um ganho significativo com o ar condicionado e talvez até mais conforto.
Cumprimentos,