última atualização: 02/02/2021

Aquecimento de águas, o que escolher?

Boa tarde,

Gostaria de saber qual o sistema para aquecimento de águas aconselhado para uma moradia com cerca de 110m2.

Piso 0 - Cozinha + 1 WC c/ duche

Piso 1 - 1 WC c/ duche

Nota: Não há gás canalizado na zona.

Obrigada, GV

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

7 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/01/2021

Boa noite, estou a iniciar uma construção de moradia com dois pisos com agregado familiar 4 pessoas, qual será melhor sistema de aquecimento de águas? No orcamento de contrução tenho discrição de aquecimento de aguas com painel solar termossifão com capacidade de 300l, será este este sistema ideal? Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/02/2021
, Respondeu:

Bom dia,
A utilização de um sistema solar por termossifão é uma boa opção, pois necessita de pouca manutenção, mas tem a desvantagem de não possibilitar ter um sistema de recirculação das águas quentes sanitárias. O volume do depósito deverá ser de 300L com 2 coletores solares (área total de captação 4m2). Tenha em atenção que este equipamento deverá ser colocado em cima de uma estrutura metálica e não diretamente em cima das telhas.
No caso de utilizar uma resistência elétrica como apoio (incorporada no interior do depósito) está sujeito a uma classificação energética do imóvel menor, pois este equipamento é bastante ineficiente. No caso de ter gás natural, opte por um esquentador termostático, que tem uma eficiência superior.
Contacte o perito qualificado e solicite uma simulação para estas duas opções.
Se para a climatização da moradia utilizar uma bomba de calor, então faz mais sentido um sistema solar em circulação forçada com o apoio deste equipamento. Neste caso já pode ter um sistema de recirculação das AQS.
Se estiver prevista a utilização de Ar condicionado então aconselho a leitura de https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado/results).
Posteriormente informe da sua decisão.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/01/2021

Tive uma vivenda onde montei um Sistema de Aquecimento Solar de águas sanitárias com 300litros de capacidade. Alimenta 2 quartos de banho com duche, uma máquina de lavar roupa bitérmica e uma de lavar loiça. Especialmente no verão sobrava muita água quente para outras alimentações...
A máquina de lavar bitérnica é alimentada pela rede de água fria e pela água quente do painel abrindo uma ou outra conforme o programa escolhido. A classe é A+ pois não usa electricidade para aquecer água.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/12/2020

Bom dia,

O melhor que pode fazer para uma moradia, é colocar o painel solar de Águas sanitárias com um cifão de 300litros exterior. Pode ser um investimento ao inicio mas em 4/5 anos está pago o investimento e o benefício é gigante. Para aquecimento da própria casa aconselho Ar-condicionado.

Espero ter ajudado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/01/2021
, Respondeu:

Uma boa resposta sr Bruno Marques

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/12/2020
, Respondeu:

Obrigada, pela informação!
Sim ajudou estava perdida nas pesquisas que fiz...agora já tenho um ponto de partida.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/12/2020
, Respondeu:

Bom dia Sr.ª Gracinda Vieira,

Qual o agregado familiar?

Caso seja possível deverá utilizar um sistema solar térmico, que pode funcionar em termossifão (depósito em cima dos coletores) ou em circulação forçada (coletores no telhado e depósito no interior).

A primeira opção tem um investimento mais baixo, menor manutenção, mas por exemplo não permite a interligação de um sistema de recirculação das águas quentes sanitárias (AQS). Por outro lado a segunda opção implica um maior investimento, manutenções com maior frequência, mas esteticamente é mais bonito e permite ser interligado com a recirculação das AQS.

No caso do seu agregado familiar ser de 4 pessoas, deve optar por um depósito de 300L e 2 coletores (4m2 de área de captação).

Se não existirem condições para a aplicação deste tipo de equipamentos, então deve optar por uma bomba de calor para AQS, mantendo também o volume do depósito de 300L. No caso de optar por uma Bomba de calor (BC) monobloco, tenha em atenção às condições de instalação que requerem uma área mínima para funcionamento e caso não exista terá de ser aplicada tubagem para o exterior para a insuflação e extração do ar. Pode também optar pela BC e interligar o sistema solar térmico à mesma.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.