última atualização: 07/03/2023
Sistema termossifão: painel solar ou tubos de vácuo?
Numa instalação com tubo PPR (PN20) na rede interior de águas que sistema será mais adequado: o termossifão convencional (painel solar) ou o de tubos de vácuo?
Alertaram-me que o sistema de tubo de vácuo tem um possível problema, a temperatura de estagnação elevada que irá causar degradação no sistema. Sendo esta tecnologia de maior rendimento, não existe forma de eliminar este problema definitivamente?


Coloquei um sistema de tubos de vácuo de 300 litros e nem chegou aos 2 anos. O tanque rebentou e começou a deitar água. A temperatura baixou significativamente. A empresa instaladora não quer assumir a responbsabilidade e diz que a culpa foi minha por não ter coberto os tubos, já que o problema residiu nas elevadas temperaturas verificadas. Mas se a cobertura era absolutamente indispensável porque foi essa condição ocultada antes do contrato?
Bom dia Mário,
Recomendamos apresentar uma reclamação sobre a empresa. Veja este link: https://www.deco.proteste.pt/reclamar
Ao fazer a reclamação na Plataforma pressiona a empresa, que poderá querer assumir a reparação numa lógica comercial. Se se verificar que o consumidor não tem razão, poderá ser na mesma uma boa opção.
Com os melhores cumprimentos
Equipa energias renováveis
Olá, Mário.
Encaminhámos a sua questão à nossa equipa, que irá averiguar e esclarecer.
Obrigado,
A equipa Energias Renováveis
No seguimento da sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção, gostaríamos de apresentar algumas considerações que pensamos que o poderão ajudar com as questões que coloca:
Os coletores tubos de vácuo apresentam boa eficiência devido às reduzidas perdas por convecção podendo atingir temperaturas superiores a 200ºC ou mesmo 300ºC no pico do verão. Essas temperaturas, atingindo as de estagnação, ou seja, temperatura máxima que o absorvedor pode aguentar — sem que seja utilizado para fins domésticos ou outros — pode tornar-se num problema de degradação do sistema.
Estes coletores de vácuo têm uma boa aplicação em AVAC (ar, ventilação, aquecimento e climatização), aquecimento central, águas quentes de processo, em grandes superfícies, entre outros.
Assim, para um agregado familiar pequeno e uso para banhos e cozinha, a utilização de tubos de vácuo não se justifica. Uma solução a nivel doméstico é a permuta de calor com uma piscina existente, diminuindo o risco de atingir as temperaturas de estagnação.
Uma das vantagens é em caso de necessidades elevadas é possível a utilização de menores áreas de instalação em comparação com os solares planos devido à elevada performance.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa Energias Renováveis
Boa tarde, para mim este sistema era bom, porque não tem de estar inclinado. Mas somos 3 pessoas em cada, mas a partir das 16h30 acaba o sol. Teria o problema das altas temperaturas que podiam danificar o sistema? Obrigado
Boa tarde,
Antes da aquisição deste tipo de equipamento deverá verificar com o fornecedor, as condições da garantia do equipamento e se existe uma empresa que faça a manutenção ao mesmo. Regra geral um equipamento de aquecimento das AQS por tubos de vácuo é mais caro que um equipamento que utilize um coletor plano.
Para a temperatura das AQS não existe a necessidade da utilização dos coletores tubo de vácuo, mas se o espaço, orientação do telhado não forem favoráveis pode ser uma boa opção.
É importante que escolha uma marca presente no mercado há mais tempo para lhe poder dar uma maior segurança.
Peça dois orçamentos com a utilização de diferentes painéis e depois tome a sua decisão.
Se desejar envie-nos os orçamentos para que o possamos ajudar na sua decisão.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Olá, Nuno.
Estamos a investigar para responder à sua questão e publicaremos assim que possível.
Enquanto trabalhamos na resposta, convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!
Obrigado,