última atualização: 14/09/2021

Moradia - Sistema de Aquecimento de Aguas

Bom dia,

Pretendo construir uma casa em São Francisco - Alcochete, e tenho algumas dúvidas no sistema de aquecimento de águas a utilizar. 

Atualmente no projeto de especialidades (que ainda não deu entrada na câmara), é descrito bomba de calor de 300l com a utilização de paineis solares.

Visto não ser muito entendido no assunto, gostaria de saber a vossa poinião para o melhor sistema de aquecimento de águas e que me irá compensar financeiramente ao longo dos anos. Pretendemos um depósito de 300l e iremos ser 4/5 pessoas.

Bomba de Calor ? Termissifão + Esquentador (quando necessário) ?

Porque de painel solar para bomba de calor e não painel fotovoltaico ?

 

Obrigado.

Cumprimentos

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/09/2021

Boa tarde,

Solicite ao projetista ou perito qualificado que efetue diversas simulações por forma a verificar qual delas consegue obter uma melhor classificação energética, tendo em conta as características do local, da casa e do numero de utilizadores.

De qualquer das formas é importante referir o seguinte:

  • Para um consumo de 4/5 pessoas e tendo em conta que poderá ter vários pontos de consumo de águas quentes sanitárias (AQS) em simultâneo, a utilização do esquentador não é aconselhada pois irá necessitar de uma caudal superior a 11/14 litrosl/minuto. Por outro lado e com base na nova legislação, pode ser necessário a colocação de uma bomba de recirculação das AQS no caso de um dos WC´S ficar a mais de 15 metros do ponto de preparação das AQS. A utilização deste anel de retorno implica a colocação de um depósito de acumulação. Nesta situação não pode ter um termossifão pois não permite esta interligação;
  • Sempre que possível e no caso de ter um telhado com uma boa exposição solar deve optar pela aplicação de coletores solares térmicos, pois permite que a água de depósito tenha uma temperatura superior, ou seja consiga fornecer uma maior quantidade de AQS. Nos meses de primavera e Verão não necessita de recorrer a uma fonte adicional de energia, pois o Sol é suficiente. Obviamente terá sempre um consumo de uma pequena bomba circuladora, pois o sistema solar irá funcionar em circulação forçada.
  • Como apoio pode utilizar:

- resistência elétrica

- bomba de calor

- caldeira a gás ou biomassa (ex: pellets)

É importante perceber como vai climatizar a casa. Se por um lado optar por uma bomba de calor com piso radiante ou ventiloconvectores então faz sentido utilizar esse equipamento para aquecimento complementar às AQS.

Se for utilizar Ar condicionado, então pode optar pela resistência elétrica, mas é sempre uma forma menos eficiente de aquecer a água e pode implicar uma pior classificação energética do imóvel.

Se for utilizar radiadores para o aquecimento, então deve optar pela caldeira a gás e se possível de condensação, pois é bastante mais eficiente. Este tipo de equipamento também permite uma aquecimento mais rápido das AQS, principalmente nos meses de inverno. Esta solução apenas é aconselhada caso tenha uma instalação de gás natural.

Ao seu dispor para esclarecimento de alguma dúvida adicional. Proponho que peça orçamentos com as diversas soluções e posteriormente verifique com o seu projetista se as mesmas estão de acordo com a legislação em vigor e qual a certificação final que consegue obter do seu imóvel.

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.