última atualização: 16/11/2020

Bomba de Calor AQS com Solar ou Fotovoltaico?

Boa tarde, 

Alguém poderia ajudar-me com esta dúvida: com a utilização de uma bomba de calor 250lt para AQS, tendo em consideração investimento inicial, período de vida e custo de manutenção, é melhor associa-la a painéis solares ou painéis fotovoltaicos para autoconsumo? (assumi que a resistência da BC não será ligada)

Parece-me que o fotovoltaico ganha no retorno de investimento num curto espaço de tempo mas alguém tem esta experiência ou alguns dos moderadores já dedicou algum tempo de análise a esta questão?

Cptos

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/09/2020

Olá Vasco,

Ao utilizar um sistema solar térmico para aquecimento de águas, conseguimos que 75% da energia necessária para aquecer essa água seja fornecida pelo sol, necessitando de apenas 25% de energia proveniente de outra fonte de calor, seja uma resistência elétrica, esquentador, caldeira ou bomba de calor.

Tendo em conta esta situação, é sempre mais vantajoso utilizar o painel solar térmico em associação com a bomba de calor, em vez do painel solar fotovoltaico.

Neste exemplo concreto, e tendo em conta o volume de 250L de água, apenas seria necessário colocar um painel solar térmico de 2m2, caso a sua colocação esteja prevista num telhado virado a sul ou com um desvio de 30º para Este ou Oeste.

Sugerimos que coloque os painéis fotovoltaicos para injeção no quadro geral da habitação, em regime de Autoconsumo, e assim a energia produzida irá ser aproveitada por diversos equipamentos, para além da Bomba de Calor.

Esperamos ter ajudado. Caso tenha alguam questão adicional, disponha. 

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/11/2020
, Respondeu:

Boa noite, não queria estar a abrir uma nova conversa porque a minha dúvida de certa forma vai de encontro a esta conversa. Eu pretendo um sistema eficiente para aquecimento de águas. Já me propuseram bomba de calor, bomba de calor com circulação forçada com paineis térmicos, e ainda uma opção com apoio do esquentador. O que pretendo é ter sempre água quente disponível mesmo à noite e inicio da madrugada. Os paineis fotovoltaicos já estão decididos, mas reside a dúvida no AQS. Afinal qual a melhor opção tendo em conta também o retorno financeiro? Obrigado, desde já! Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/11/2020
, Respondeu:

Bom dia Sr. Genesio,

Em primeiro lugar é necessário saber:
- o volume de água a aquecer, ou seja o numero de pessoas a residir na habitação;
- o numero de casas de banho, com indicação se é chuveiro ou banheira;
- o tipo de tubagens que foi colocado para fazer a distribuição das águas quentes sanitárias, o seu diâmetro, assim como se existe sistema de recirculação de águas quentes.
- A distância entre a zona técnica e os pontos de consumo.

Com base nesta informação poderemos ajudar melhor na sua decisão.
Relativamente ao sistema de produção de energia (UPAC) e se for possível informe o que está previsto ser aplicado.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.