User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
15/05/2018

Bem-vindo ao grupo de discussão sobre como aquecer água

Tem dúvidas sobre a melhor maneira de aquecer as águas a utilizar nos seus banhos, cozinha entre outros? Estamos disponíveis para o/a ajudar a encontrar a melhor solução para a sua casa.

Deixe uma pergunta, um comentário ou uma opinião.

Comece uma nova conversa 

  • Escolha um título simples
  • Vá direto ao assunto
  • utilize uma ou mais etiquetas disponíveis ou sugira uma nova

Com os melhores cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
VICTOR CANHOTO
08/08/2018

Bom dia Bruno,

Tenho uma questão e queria ver se me poderia ajudar a esclarecer.

Tenho uma casa cujo o agregado familiar são de 5 pessoas. Esta habitação é para uso de férias, tanto no Verão como no Inverno. Estou a estudar a viabilidade de instalar Painéis Solares para aquecimento de água sanitária.

Tenho um termo-acumulador instalado que pretendo substituir por um esquentador de condensação ou bomba e calor para funcionar como apoio aos Painéis Solares.

Consultando um fornecedor, este indicou-me ter uma bomba de calor já certificada pela norma EN16147: 2017 com um COP de 3.61 e que, pelo facto de ser mais eficiente, permite a substituição dos painéis solares em todas as habitações novas.

A minha questão, só a instalação da bomba de calor é suficiente conforme indica o fornecedor? A ser assim torna-se muito mais económico a instalação de um só equipamento. Grato pelos vossos esclarecimentos.

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.