última atualização: 09/06/2020

RE: Qual o melhor sistema para aquecer as águas sanitárias?

Boa noite,
estou a construir uma moradia, composta por cave, R/C e 1º andar. Vamos ter uma lareira na sala com recuperador de calor que será apenas para aquecimento local do espaço. O construtor questionou a opção que queremos em termos de aquecimento de águas sanitárias, considerando ou a bomba de calor ou os painéis solares. Simultaneamente, vamos deixar pré-instalação para ar condicionado ou ventilo-convectores, consoante a escolha anterior. Não é intenção para já adquirir aparelhos para arrefecimento/aquecimento da casa, mas embora a casa aparentemente se pressuponha que esteja bem isolada, acredito que mais cedo ou mais tarde vai ser preciso um sistema de arrefecimento/aquecimento. Somos uma familia de 2 adultos e 1 bebe, com perspectiva de sermos 4.
Gostaria de receber opiniões sobre a melhor escolha,
Obrigado
151 Visualizações 1 Comentários 0 Gostar
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Registe-se em DECO PROTESTE para participar. Entrar
09/06/2020

Caro Raúl,

indica "o construtor questionou". O que é que o Projetista diz? O que está no Projeto de Térmica da habitação? É importante que estas decisões sejam debatidas e tomadas em conjunto com o Projetista e que estejam em consonância com o que está no Projeto de Térmica não só para que os regulamentos em questão sejam cumpridos como todos os elementos sejam considerados para o correto dimensionamento e projeto das soluções técnicas a adotar.

Para a produção de água quente sanitária (AQS) a moradia deverá ter obrigatoriamente instalado um sistema solar térmico. Em alternativa, poderá recorrer a um sistema baseado em energias renováveis desde que este disponibilize a mesma energia que o sistema solar térmico disponibilizaria. Por isso, para a produção de AQS, ou avança com a instalação de um sistema solar térmico ou de uma bomba de calor para AQS (para 4 pessoas, um sistema com 200 litros de capacidade será adequado).

Relembramos que o sistema solar térmico precisará de um sistema de apoio: recomendamos um esquentador a gás natural ou, no limite, um termoacumulador eléctrico - em sistemas do tipo termossifão, não recomendamos a utilização de resistências como elemento de apoio. Há no mercado soluções que integram um sistema solar térmico com uma bomba de calor como elemento de apoio. São soluções muito interessantes e integradas e que, apesar de um custo de aquisição superior, conduzem a custos energéticos muito competitivos.

Quanto à climatização, a solução que indica é boa: fazer a pré-instalação de ar condicionado e avaliar. Preocupa-nos a sua afirmação "embora a casa aparentemente se pressuponha que esteja bem isolada": recomendamos um reforço no isolamento da habitação na fase de construção, com especial destaque na evolvente opaca (paredes, tetos, pavimentos), vãos envidraçados (portas e janelas energicamente eficientes e com elevado grau de estanquidade ao ar) e eliminação de pontes térmicas (soleiras de portas e janelas e elementos construtivos que transportem energia do e para o interior da habitação). O (pouco) que investir a mais na fase de construção no reforço do isolamento irá traduzir-se numa (significativa) poupança nos custos energéticos da habitação.

A utilização de ventilo-convectores, ao contrário dos aparelhos de ar condicionado, implicam a utilização de uma bomba de calor ar-água para aquecimento. Ou seja, ou deixa uma pré-instalação feita para aparelhos de ar condicionado (com tubos de cobre para transporte de gás frigorífico) ou para ventilo-convectores (tubos para transporte de água aquecida). E mais uma vez, estes dois sistemas em nada interferem com o sistema de produção de AQS a não ser que opte por um sistema totalmente integrado: sistema solar térmico + bomba de calor para apoio ao solar térmico e como fonte de energia para o sistema de climatização.

Pode equacionar a instalação de um sistema de ventilação mecânica cruzada com recuperação de calor (VMC), muito interessante caso garanta elevados níveis de estanquidade ao ar na habitação.

Recomendamos que reforce o isolamento da habitação ao máximo e que, nesse caso, opte por um sistema para a produção de AQS baseado num sistema solar térmico com o apoio de uma bomba de calor (solução integrada). Deixe a pré-instalação de ar condicionado feita e afira, posteriormente, da real necessidade de um sistema adicional de climatização. O sistema VMC poderá ser igualmente muito interessante.

A Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.