última atualização: 12/10/2018

Bombas de calor versus esquentador para aquecimento de águas sanitárias - qual o sistema mais eficiente?

Boa tarde, estou interessada em ter o equipamento mais eficiente para águas quentes sanitárias em minha casa. A minha familia enquadra-se na tipologia da campanha que a EDP está a promover -  um equipamento que é mais eficiente quando comparado com um termoacumulador para um agregado até 4 pessoas- o Ariston NUO EVO 110. Alguém já adquiriu este equipamento? Será que para um agregado de 3 pessoas é mais eficiente a bomba de calor face ao esquentador?

No caso de optar pela bomba de calor, acham preferível o modelo split ou monobloco?

Obrigada pela vossa resposta,

Maria Duarte

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
Carlos Mascarenhas
03/09/2015

Olá,
Eu tenho um Ariston mas é um termo elétrico normal.
A EDP está a oferecer bombas de calor? Na altura andei a ver mas eram muito caras e pelo meu consumo pareceu-me pouco interessante, mas se é oferta pode ser interessante.
Onde encontro essa informação?

Obrigado

User name
MARIA ANTONIETA RODRIGUES DIAS DUARTE ,Respondeu:
04/09/2015

A troca da bomba de calor pelo termoacumulador enquadra-se numa campanha de desconto, não é gratuíto. É possível consultar as condições no site da EDP e verificar a elegibilidade . O desconto é válido apenas para o modelo monobloco 110 litros.

User name
Carlos Mascarenhas ,Respondeu:
06/09/2015

já estava a achar demais a edp oferecer o que quer que fosse.
Estive a ver o desconto e não é mau, mas achei a instalação um pouco cara.
Pelo que percebi, não será só o de 110 litros. Se colocar um agregado familiar maior, aparecem outras opçoes.
Obrigado pela dica.

User name
RUTE ALCOBIA ,Respondeu:
27/09/2015

Onde é posso encontrar informação sobre essa promoção ?

User name
Carlos Mascarenhas ,Respondeu:
29/09/2015

Bom dia Rute

também não achei fácil de encontrar, mas lá descobri a informação em https://energia.edp.pt/particulares/servicos/bombas-calor/

pode usar o link para fazer uma simulação levando em conta o seu agregado familiar e os seus consumos de água.

Mas só vale para quem tem termoacumuladores.

User name
João Silva
15/10/2015

Boa tarde, cara Maria Duarte,

Não tendo ainda testado a tecnologia de bomba de calor aplicada às águas sanitárias, não poderemos neste momento fornecer uma resposta concreta quanto à eficiência destes sistemas.

No entanto, analisando as especificações dos fabricantes, a tecnologia em si e esta mesma tecnologia aplicada ao aquecimento ambiente, estamos em crer que os custos de aquecimento do mesmo volume de água será mais baixo numa bomba de calor do que num esquentador.

Por outro lado, o volume de água acumulada (100 litros no caso que nos aponta) poderá fazer com que gaste menos água ao ter que gerir a duração dos banhos para garantir que todos os utilizadores têm água quente.

Quanto ao modelo, a versão split obriga a uma interligação com tubagem de cobre e cabos elétricos entre a unidade exterior e a unidade interior, mas coloca-lhe o compressor fora de casa, diminuindo eventuais ruídos de funcionamento. A versão monobloco é mais simples de instalar e poderá ter uma eficiência mais elevada ao utilizar o calor do local onde se encontra instalada. No entanto, se o local da instalação for pequeno, poderá sentir um arrefecimento acentuado desse local.

Caso avance com a instalação de um destes sistemas, contamos com o seu testemunho, que certamente será valioso para os restantes membros desta comunidade.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

User name
MARIA ANTONIETA RODRIGUES DIAS DUARTE ,Respondeu:
12/09/2016

Boa tarde,

Optei pela bomba de calor Ariston Nuos 110L e atualemnte estou satisfeita com o consumo. No periodo mais frio, a média a 30 dias de utiliação com a bomba de calor (2 pessoas) sempre ligada 24/24 foi de 1,7566 Kwh/dia. Optámos por ter a sempre ligada na opção Eco.

No entanto, considero que a bomba de calor faz bastante ruído quando está a trabalhar/aquecer a água. É superior ao barulho de um frigorífico. Sempre que está a aquecer a água fechamos a porta onde está a bomba de calor para diminuir o ruído na cozinha.

Em geral, estou satisfeita mas deixo o alerta por ser barulhenta.

Maria Duarte

User name
ANA SOFIA MANSO SIMOES ,Respondeu:
05/10/2018

Boa Tarde Maria, Estou a pensar em adquirir uma bomba de calor e estou indecisa, relativamente ao local onde colocar, precisamente por causa do barulho. Estou a tentar encontrar um vídeo, onde dê para avaliar o barulho do aparelho e ainda não encontrei. Seria possível partilhar um vídeo do seu aparelho a funcionar? Ja agora, relativamente ao tubo de extração de ar qual é a dimensão do seu? Tenho uma tubo, já existente, de extração de ar da casa de banho de 100mm e tenho receio que não funcione.
Muito obrigada,
Ana

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
12/10/2018

Boa tarde Maria,

É possível partilhar mais alguma informação na comunidade sobre a sua instalação?

Cumprimentos

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.