Potêncialidades das Bombas de Calor Ar-Água
Caros senhores e senhoras,
Tenho lido este fórum e outra informação neste e noutros sites do género, à procura de ideias para um apartamento que vou remodelar. Até agora parecem-me as ideias mais interessantes as seguintes ideias ligadas ao uso de bombas de calor ar-água para AQS e aquecimento e arrefecimento de habitações com uso de um só aparelho. Gostaria de partilhar algumas ideias e obter o vosso feedback:
- No Verão: guiar a água fria que entra no apartamento pelo tecto radiante para arrefecimento (vantagem que a água aquece no processo e a que entra na unidade requer menos energia desta).
- No Verão: usar o ar frio que sai da unidade para arrefecimento.
- No Inverno: usar a água quente produzida pela unidade para aquecimento através do tecto radiante.
- Todo o ano: para além do óbvio uso na cozinha e casas de banho, usar a água quente produzida pela unidade para alimentar as máquinas de lavar loiça e de lavar roupa.
Não sei bem como isto poderá ser gerido (mudar de aquecimento para arrefecimento da habitação) mas pelo que li parece-me possível.
Alguém tem experiência com soluções semelhantes que queira partilhar aqui? Ou simplesmente comentários sobre a viabilidade desta solução? Obrigado.
Boa noite
Se está mesmo a pensar fazer um sistema radiante para arrefecimento, será melhor aconselhar-se com profissionais experientes na área.
Um teto ou chão radiantes para arrefecimento terão que trabalhar acima do ponto de orvalho do ar. Deverá ter a certeza que a água a essa temperatura consegue transportar todas as cargas térmicas da habitação. Se tiver muitas calor latente, por exemplo, poderá ser impossível atingir uma sensação de conforto.
Não consigo perceber qual a máquina que está a pensar utilizar para no verão usar o ar frio que sai da unidade. Apenas sai ar frio no verão quando está a aquecer a água sanitária e não vejo maneira de canalizar esse ar para dentro de casa.
Cumprimentos