última atualização: 03-11-2017

Bomba de Calor AQS + Fotovoltaicos com baterias + Recuperador de calor com caldeira

Boa Noite,

Estou neste momento em processo de construção da minha futura moradia e pretendia não instalar sistema solar térmico para AQS (sistema caro, que exige manutenção frequente e dispendiosa, produção deficiente quando é mais necessária e excesso de produção quando é menos precisa - ou seja um sistema cujo investimento só é recuperável muitos anos depois, caso não haja muitas avarias). 

A dúvida que coloco é se com a solução enunciada no titulo deste tópico poderei dispensar a instalação do solar térmico sem incorrer em incumprimento com a legislação em vigor: 

 - Pretendo canalizar o investimento do solar térmico para paineis fotovoltaicos para autoconsumo, minimo de 1500 w, com baterias. 

 - Bomba de calor AQS adequada à composição do agregado familiar e perfil de utilização previsível 

 - Recuperador de calor a lenha com caldeira, conjugado com a bomba de calor AQS. 

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
João Silva
09-09-2017

Boa tarde,

poderá colocar uma bomba de calor para AQS caso a fração renovável da energia produzida seja igual ou superior à que seria produzida pela energia solar para a sua moradia.

Se acha que a manutenção do solar é cara e não compensa, o que dizer então de uma recuperador de calor a lenha, instalado de forma a conseguir pré-aquecer água para a bomba de calor?!?

Uma vez que está a construir a moradia, seria bom investir algum dinheiro e contratar um projetista para verificar a viabilidade económica das suas opções.

cumprimentos

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
03-11-2017

Olá Paulo,

Chegou a optar por alguma das soluções? Contactou algum projectista?

Cumprimentos
Equipa CLEAR Portugal

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.