Dúvida de instalação de bomba de calor
Boas,Pretendo instalar uma bomba de calor AQS (LG monobloco WH27S) numa cave. Para tal, o tubo de exaustão terá de descer entre 1 a 1,5 m para o ar frio ser depois conduzido para um compartimento (por baixo das escadas). O instalador que fez a visita técnica diz que nunca instalou um tubo de exaustão descendente e não sabe se poderá afetar o equipamento ou condicionar o seu desempenho; e a marca também não esclarece se tal poderá ser um problema.Alguém pode ajudar?Agradeço desde já.
Boa tarde,
Solicite um pedido de esclarecimento à marca por escrito. Se a marca não lhe der garantias que funciona, então deve optar por outra marca.
Veja os testes efetuados pela Deco em: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/bombas-calor/.
Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Bom dia. Pelo que sei e tenho falados para vários instaladores de Climatização e todos eles dizem que quando instalam bombas de calor AQS de várias capacidades nao aplicam o tubo de exaustão, a bomba funciona na mesma sem ele, sem prejudicar a máquina. Eu pessoalmente já vi muitas instaladas no Distrito de Viseu e os clientes estão satisfeitos com a instalação, tenho visto de várias marcas. Mas aconselho o Sr. fazer a pergunta a vários instaladores ou até a própria marca.