última atualização: 15/11/2022

Qual a melhor solução para 4 casas de banho 6 pessoas ?

Recentemente adquiri uma moradia, e na mesma foi feita uma remodelação ,a mesma atualmente é um T6 e foram feitas 4 casas de banho 3 privativas e 1 casa de banho para 3 quartos. 

A minha questão e dúvida é de qual será a melhor opção para ter agua quente em todas as casas de banho e haver possibilidade de banhos em simultâneo. 

A canalização ficou preparada para a opção de termossifao, e com a possibilidade de dividir o circuito de agua quente , um ramal alimenta 2 casas de banho "privativas" e o outro ramal mais 2 casas de banho 1 privativa e a outra que estará disponível para os restantes 3 quartos (3 adultos no caso) 

Ou fechando uma torneira torna-se um circuito único. 

A minha ideia seria aplicar um termoacumulador de 100l para as 2 casas de banho privativas, e talvez um de 150 ou 200l para as outras 2 casas de banho.

Mas estou com receio de a potência que tenho atualmente contratada de 6.9kw não aguente com os termoacumuladores a funcionar em simultâneo mais os restantes electrodomésticos, iluminação etc da casa.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/11/2022

Bom dia,

 

Em primeiro lugar deve verificar com a E-redes qual a potência máxima admissível (PMA) da sua instalação elétrica, para que no caso de necessitar de aumentar a potência contratada seja possível e até que valor o pode fazer. Por exemplo pode ser possível fazer o aumento para os 10.35KVA o que representa 45A.

 

Se considerarmos um termoacumulador de 100L, normalmente temos uma resistência elétrica de 1.5KW que tem um consumo de cerca de 6Amperes, ou seja se tivermos os dois a funcionar ao mesmo tempo irá consumir 12 Amperes. Quanto mais aumentarmos a capacidade do termoacumulador maior será a potência da resistência elétrica.

 

Outro dado importante está relacionado com o consumo de AQS por pessoa que devemos considerar 40l.

 

Sendo assim uma solução pode ser a colocação de um termossifão de 300L (depósito 300L + 2 coletores solares térmicos com 4m2) a fazer o pré-aquecimento. A água quente proveniente do mesmo irá entrar na água fria de um termoacumulador de 200L. No caso de ser necessária maior quantidade de água, então opte por aumentar a capacidade de produção solar, para ficar menos dependente da eletricidade.

No depósito do sistema solar também pode ser colocada uma resistência elétrica, mas tenha em atenção que deve ser acionada por um relógio programador para não estar a funcionar em horas de sol.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis