última atualização: 25/11/2022

Painéis fotovoltaicos no aquecimento das águas - SG ready

Olá a todos

Em relação às bombas de calor / termoacumuladores preparados para ser apoiados por paineis fotovoltaicos - pelo que percebi SG ready 

Se tivermos uma bomba de calor com consumo de referencia de 400w por hora e os nossos painéis fotovoltaicos de autoconsumo tiveram uma produção excedente de 250w. A bomba de calor ou mesmo uma resistência de um termoacumulador funcionam só a 250w? Não é preciso ter um mínimo de energia de 400w para funcionarem?Depois... se tivermos a temperatura de referencia para 55ºC mas se tivermos ainda produção excedente estas novas maquinas SG ready continuam a funcionar para aproveitar a energia apesar de já ter uma temperatura de 55ºC?

 

Obrigado pela ajuda

André

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/09/2022

Para quem tem moradia sugiro uma instalação muito simples e muito económica: num local elevado e com sol direto, acima dos 2,30m, colocar um pequeno depósito ou bidão onde instalamos uma mangueira com um chuveiro na parte mais inferior. Criar uma pequena zona de privacidade de modo a se poder tomar uma chuveirada. Em dias quentes, no final do dia temos sempre água quente para o banho.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/07/2022

Bom dia,

 

Os equipamentos que possuem esta função, estão preparados para receber um sinal proveniente da rede elétrica ou de um sistema de produção de energia por painéis fotovoltaicos. Por exemplo uma marca de bombas de calor ao receber o sinal da rede elétrica pode alterar o seu modo de funcionamento para: “stand-by”, normal ou aquecimento para temperaturas mais altas, como por exemplo aquecimento das AQS acima dos 55ºC.

Neste caso a resistência elétrica funciona da mesma forma e terá o mesmo consumo, apenas irá estar em funcionamento devido ao facto de haver um excedente de energia na rede elétrica ou na produção de energia pelo sistema fotovoltaico.

Antes de adquirir a bomba de calor verifique junto da marca como esta função pode ser atuada e quais os requisitos necessários para a sua interligação com o sistema fotovoltaico. Deverá também ter o mesmo procedimento na escolha do inversor.

 

Se desejar envie-nos a solução que pretende aplicar para que o possamos verificar quais os requisitos para a utilização desta função.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/08/2022
, Respondeu:

Olá

Estava a pensar numa bomba calor da Ariston Nuos Split Inverter.
Pelo que percebi a bomba funciona com 700watt

Então se o sinal do fotovoltaico for activado com 200w apenas quer dizer que activa por completo a bomba de 700w ficando eu a usar da rede 500w.

Pensei que a bomba de calor se adaptasse para funcionar apenas a 200w.

Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/11/2022
, Respondeu:

Boa tarde,

 

O compressor da bomba irá funcionar sempre da mesma forma, mas caso seja ativada a função “fotovoltaico – parâmetro P11” a BC irá trabalhar até uma temperatura superior ao normal, aproveitando assim a disponibilidade da energia produzida pelos painéis fotovoltaicos.

Tem três opções: 1) só utiliza BC, 2) BC e resistência elétrica (RE) 1500W e 3) BC, RE 1000W e depois após os 62ºC é ativada outra RE de 1500W.

 

Pode consultar esta informação no manual de instalação página 52, ponto 7.7, disponível em: https://www.ariston.com/

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis