Salamandra a pellets bloqueia e desliga: como resolver
Quando a salamandra a pellets está definida no mínimo, esta bloqueia e desliga-se sozinha. O mais provável é que um dos elementos fundamentais da combustão (combustível, oxigénio ou faísca) esteja em falta. Saiba como resolver.
- Especialista
- Pedro Silva e Susana Rodrigues
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota

Está sentado no sofá a desfrutar do calor reconfortante que a sua salamandra a pellets lhe proporciona. Mas, de repente, o aparelho bloqueia e desliga-se sozinho. E agora? Não entre em pânico. O problema pode ser resolvido muito antes de os seus dedos congelarem.
Como funciona a combustão na salamandra a pellets?
Para produzir o calor necessário para que a temperatura da casa permaneça confortável durante os dias mais frios, a salamandra queima pellets como qualquer outra salamandra a lenha. Existem três elementos necessários para dar vida à chama: combustível, oxigénio e faísca. Ao definir a salamandra no mínimo, o aparelho bloqueia e desliga-se sozinho quando um desses três ingredientes fundamentais para a combustão é insuficiente ou inexistente.
A vela incandescente é uma resistência elétrica que a salamandra utiliza para iniciar a combustão. Esta sobreaquece para criar a chama que acende os pellets. Uma vez iniciada a combustão, a vela incandescente é desativada automaticamente e, para manter o ambiente aquecido, é necessário adicionar pellets. Mas há situações em que a chama permanece apagada, mesmo com a adição de novos pellets.
Por que razão a salamandra bloqueia e desliga?
- Falta de oxigénio. Isto pode ocorrer por falta de manutenção ou limpeza regular. Na ausência de oxigénio, a chama da salamandra costuma extinguir-se lentamente até que se apague completamente.
- Pellets de má qualidade. Os pellets húmidos ou de fraca qualidade queimam-se mais rapidamente, o que gera menos rendimento e mais problemas de combustão, principalmente quando a chama está no mínimo. Para temperaturas elevadas, como as que se registam frequentemente quando os pellets são introduzidos, a chama tende a manter-se acesa. Por outro lado, para temperaturas mais baixas, devido à rápida combustão dos pellets, a chama tende a apagar-se antes que seja feito o reabastecimento dos mesmos.
Além disso, os pellets de má qualidade podem causar outros problemas para a salamandra, por exemplo, o entupimento dos tubos de admissão e de exaustão de ar, os quais contribuem para uma boa oxigenação e um bom funcionamento do aparelho.
Como resolver o problema?
Para garantir o bom funcionamento do equipamento, tenha em consideração as recomendações e operações de manutenção indicadas pelo fabricante. Sempre que necessário, solicite o apoio de um técnico especializado. Assim, consegue prolongar o tempo de vida útil da sua salamandra e otimizar o seu desempenho, o que se traduzirá em menores custos de utilização.
Deve comprar pellets de boa qualidade. Os melhores pellets do mercado podem, de igual modo, gerar cinzas e outros resíduos que causem obstruções no equipamento, mas, se realizar as manutenções regulares recomendadas, a probabilidade de esse problema surgir será menor.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |