Notícias

Poupe até € 500 em água com bons hábitos e os dispositivos certos

15 setembro 2017
Poupe até 500 euros em água com bons hábitos e os dispositivos certos

15 setembro 2017

Há redutores e chuveiros que alegam poupar água, mas primeiro tem de medir a pressão e o caudal. Siga os nossos conselhos para verificar a utilidade dos dispositivos que reduzem o consumo de água.

Início

Medir a pressão da água e o caudal é o primeiro passo a dar para saber se vale a pena instalar redutores. O gasto de água no duche, no pior dos casos, pode ser de 200 litros. Se os bons hábitos – fechar a torneira enquanto nos ensaboamos, por exemplo – ajudam a reduzir os litros de água, adaptar um dispositivo economizador às torneiras da casa de banho e da cozinha e ao chuveiro pode atenuar ainda mais o gasto. Porém, é preciso analisar bem quando se decide comprar. A variedade de produtos confunde mais do que ajuda. Nem todas as alegações abundantes inscritas nas embalagens dos produtos se confirmam e às certificações hídricas não falta sinalética: barras verdes, rótulos com flor, letras e gotas de água, entre outros. 

Antes de ir às compras, veja as nossas recomendações no menu ao lado. Depois de investir, mude alguns hábitos para reduzir a fatura da água. Um duche de 10 minutos pode implicar um gasto brutal de 12 600 litros por mês. Se demorar só 5 minutos, gasta apenas metade. No nosso guia Consumo ecológico encontra várias técnicas de poupança de água.

As nossas contas podem dar-lhe o empurrão de que precisa: quem mora do Porto, por exemplo, pode poupar até 537 euros.


Imprimir Enviar por e-mail