Dicas

O que significam as 3 informações da etiqueta europeia de pneus

Os pneus devem ter uma etiqueta com informação sobre a eficiência energética, a aderência em solo molhado e o nível de ruído exterior.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
13 agosto 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão
  • Texto
  • Deonilde Lourenço
Informações da etiqueta europeia de pneus

iStock

A nova rotulagem dos pneus, em vigor na União Europeia desde maio último, inclui alterações nas escalas das diferentes categorias de desempenho – eficiência energética, aderência em pavimento molhado e ruído exterior de rolamento.

O ruído exterior passou a ser indicado pelo número de decibéis e pelas letras A, B ou C. Na classificação de eficiência energética e de travagem em piso molhado, as classes de A a C permanecem iguais. As classes que anteriormente integravam a classe E pertencem agora à D, antes vazia. Já os pneus que encaixavam nas classes F e G foram integrados na E. Estas alterações tornam as escalas das classes mais claras e fáceis de interpretar. Também novidade é o pictograma que indica se o pneu é adequado para utilizar com neve.

 
Eficiência energética (cores à esquerda, de A a E), aderência em pavimento molhado (cores à direita, de A a E), ruído exterior de rolamento (ícone da esquerda, em baixo) e utilização com neve (ícone da direita, em baixo).
Tal como acontecia no passado, a atribuição da classe da rotulagem é da responsabilidade do fabricante. Através da digitalização do código QR, disponível no canto superior direito da etiqueta, é possível aceder à ficha de informação do produto. O mencionado código fornece um endereço para a base de dados European Product Registry for Energy Labelling (EPREL), que contém a ficha informativa do pneu e mostra todos os valores da rotulagem para o produto específico, bem como o início e o fim da produção do modelo. As fichas de informação são introduzidas individualmente na base EPREL pelos fabricantes.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.