Notícias

Seguro para bicicletas mais barato

Início

Por menos de 4 euros por mês, contrate um seguro com as coberturas de responsabilidade civil e acidentes pessoais, para garantir a sua proteção e a dos outros.

 

  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
07 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Filipa Rendo
Ciclista a andar na estrada

iStock

O seguro para bicicletas continua a não ser obrigatório, mas o maior número de utilizadores e, consequentemente, de acidentes tem levado cada vez mais adeptos destes velocípedes como nova forma de mobilidade a contratarem um seguro, sobretudo se se deslocam na estrada.

O mercado tem acompanhado esta evolução e aumentou a oferta nos últimos anos. Atualmente, existem 19 planos comercializados por seguradoras, a que se juntam os seguros disponibilizados por duas federações de ciclismo aos seus associados.  

Já no sistema de bicicletas partilhadas ainda faltam soluções que protejam os utilizadores de forma eficaz.

Garanta, pelo menos, os danos a terceiros

Na eventualidade de se ver envolvido num acidente com a bicicleta, deve ter garantidas, no mínimo, as indemnizações por danos a terceiros. Todos os seguros que analisámos preveem cobertura de responsabilidade civil, aquela que terá de acionar nestes casos. Além disso, a maioria inclui indemnização em caso de morte ou invalidez do ciclista, pagamento de despesas de tratamento e assistência em viagem (integrados no pacote de base ou subscritos facultativamente).

De fora ficam os danos na bicicleta durante a sua utilização e, na maioria dos casos, durante o transporte. 

Por pouco mais de 45 euros anuais, é possível contratar uma apólice com cobertura de responsabilidade civil, acidentes pessoais e serviços de assistência. Veja a nossa seleção de seguros para bicicletas

Apólices já contratadas podem ser alternativa

Alguns riscos podem estar previstos em seguros já contratados, como é o caso do multirriscos-habitação, que pode incluir acidentes pessoais ocorridos no âmbito da vida privada, bem como o furto ou roubo da bicicleta guardada em casa. Consulte as apólices para confirmar. 

Ainda assim, ter um seguro específico para bicicletas é uma solução mais completa, não sendo necessariamente cara.

Se é sócio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta ou da Federação Portuguesa de Ciclismo, a inscrição inclui seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.

Seguro escolar já inclui trajetos de bicicleta

Caso tenha filhos que se desloquem de bicicleta para a escola, com o arranque do ano letivo, o seguro escolar passou a abranger os acidentes ocorridos nos trajetos entre casa e o estabelecimento de ensino, algo que há muito exigíamos.

 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.