Notícias

Arroz-doce embalado pouco processado

Análise ao rótulo de 12 sobremesas já feitas mostra que a maioria não tem ingredientes processados ou aditivos, e nenhuma usa edulcorantes. Mas, como doce que é, as calorias abundam.

Especialista:
Editor:
26 janeiro 2024
Arroz doce embalado

iStock

A DECO PROteste comprou 12 marcas de arroz-doce embalado e, através da análise do rótulo, concluiu que não contêm praticamente ingredientes processados, nem aditivos. E nenhum inclui edulcorantes. Para ficar a conhecer os resultados completos, consulte o comparador.

Arroz-doce embalado: quais os melhores?

Dos cinco arrozes-doces com aditivos, três têm amido modificado, pouco recomendável. Ainda assim, é possível encontrar receitas semelhantes às caseiras, pois não se detetaram ingredientes com designações que indiciassem um maior grau de processamento. Ou seja, há arroz-doce embalado que faz justiça ao nome. 

Arroz-doce muito calórico

O arroz-doce é uma sobremesa bastante calórica. Em média, as embalagens analisadas fornecem 140 kcal por 100 gramas, metade das quais oriundas dos açúcares. Mas, como cada embalagem pesa, em média, 134 gramas, as calorias ultrapassam as 140.  

A quantidade de gordura saturada e de sal é aceitável. Em média, contam-se 15 gramas em 100 gramas de açúcar. Pontualmente, atingem os 20 por cento. Em suma, as sobremesas são nutricionalmente razoáveis, coincidindo, no Nutri-Score, com a letra C e a cor amarela.

Como se analisou o rótulo?

Para conhecer o valor nutricional e a composição das sobremesas, a declaração nutricional e a lista de ingredientes foram escrutinadas, além de se ter calculado o Nutri-Score. O algoritmo deste logótipo atribui pontos negativos (valor energético, gorduras saturadas, açúcares e sal) e pontos positivos: teor em fruta, legumes e leguminosas, e em fibra e proteína. O resultado é uma classificação nutricional global.

Na presença de aditivos, recorreu-se ao comparador, para avaliar a segurança. Também se verificou o grau de processamento (ou seja, a presença de ingredientes que não fazem parte de uma despensa caseira e que indiciam um maior grau de transformação dos produtos) e o tamanho da porção individual de arroz-doce.  

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar