Dicas

Conservar alimentos no congelador

01 abril 2016
Dicas para conservar alimentos no congelador nas melhores condições.

01 abril 2016

Para congelar alimentos, é essencial que o congelador tenha quatro estrelas. Os de três servem apenas para conservar os produtos comprados já congelados.

O número de estrelas define o prazo máximo de conservação dos alimentos nos congeladores, de acordo com as temperaturas atingidas no interior dos mesmos. Existem diversas capacidades de congelação, sendo que a maioria dos modelos disponíveis do mercado já são de quatro estrelas.

Tipos de congelador presentes no mercado

  • uma estrela (*) - temperatura até –6ºC. Conserva congelados até 1 semana.
  • duas estrelas (**) - temperatura até –12ºC. Conserva congelados até 1 mês.
  • três estrelas (***) - temperatura até –18ºC. Permite conservar alimentos previamente congelados até 1 ano.
  • quatro estrelas (****) - temperatura entre –18º e –24ºC. Os únicos que permitem congelar alimentos.

O fator tempo é decisivo: quanto mais frescos forem congelados os alimentos, melhor. Se o aparelho tiver a função de congelação rápida, acione-a quando se tratar de alimentos que estavam à temperatura ambiente. Arrume de imediato os produtos congelados.

No congelador, é indiferente o local onde coloca os alimentos, pois a temperatura deverá ser uniforme em todo o compartimento. Organize-os conforme lhe parecer mais prático.

Nunca introduza alimentos quentes diretamente no congelador. Deixe-os arrefecer antes de os guardar, mas não à temperatura ambiente. Se estiverem muito quentes, coloque-os, por exemplo, numa caixa de plástico e, de seguida, ponha-a dentro de um alguidar com água fria. Se não, coloque-os no frigorífico antes de os passar para o congelador. No caso de cozinhados líquidos, não encha o recipiente até ao cimo. Os alimentos dilatam com a congelação, podendo acabar por abrir a tampa. 

Regule o termóstato
Cerca de 12 horas antes de iniciar o processo de congelação, regule o termóstato de forma a atingir o ponto de máximo frio. Alguns aparelhos vêm já equipados com um botão para congelação rápida. Depois de pôr os alimentos no congelador, mantenha a temperatura durante mais 24 horas. A seguir, deverá voltar a baixar o termóstato para -18ºC.

Prepare os alimentos
Certifique-se de que os alimentos estão em boas condições. De seguida, prepare-os. No caso das hortaliças, lave-as com água abundante e elimine as partes não comestíveis. Depois, mergulhe-as durante um ou dois minutos em água a ferver. Destruirá as enzimas (as principais responsáveis pela degradação do alimento), reduzirá o número de microrganismos e conseguirá manter a cor. Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.

No caso da carne, retire os ossos, a gordura excessiva e os tendões. O peixe tem de ser limpo e escamado, as tripas retiradas e a cabeça lavada. Carne ou peixe, corte logo no tamanho que pretende para cozinhar.

Consumir até quando?
Antes de congelar alimentos frescos, identifique-os no saco e escreva a data de congelação. Consuma primeiro os mais antigos. Confirme o período máximo de conservação no congelador (a -18ºC): 
  • frutos (pera, maçã, morangos) e hortícolas (cenoura, abóbora) cozidos e arrefecidos: 12 meses.
  • bifes de vaca sem gordura, salsichas frescas, frango e peru: 10 meses.
  • queijos de pasta mole ou semimole (Azeitão, Serra da Estrela, brie): 8 meses.
  • pão, massa folhada ou quebrada, bolachas e crepes, manteiga, carne de porco pouco gorda, coelho, lebre e caça, peixe magro ou meio gordo (pescada, raia): 6 meses.
  • massas para pão e pizas, tartes de fruta, peixe gordo (atum, salmão, sardinhas, carapaus), marisco, sopas, sobras de pratos cozinhados (lasanha, bacalhau com natas): 3 meses.
  • hambúrgueres, carne picada, carne de porco gorda (toucinho): 2 meses.
  • bolos com creme: 1 mês.
Descongelar em segurança
Não deixe os alimentos a descongelar à temperatura ambiente. Siga uma das seguintes opções:
  • coloque o alimento no frigorífico na véspera.
  • pode acelerar o processo de descongelação, passando o alimento por água fria dentro da embalagem fechada.
  • utilize o micro-ondas.
  • no caso de verduras ou de peixe, pode cozinhá-los diretamente.

Uma vez descongelado, deverá consumir o alimento o quanto antes. Não deve congelar um alimento duas vezes: perde as propriedades nutritivas.


Imprimir Enviar por e-mail