Whole30
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Durante 30 dias, eliminam-se da alimentação os chamados alimentos "negativos", ou seja, que podem provocar inchaço abdominal, erupções cutâneas ou dores articulares: bebidas alcoólicas, açúcar, cereais, leguminosas, laticínios e aditivos alimentares.Segundo os criadores da Whole30, esta dieta permite "reequilibrar" as hormonas, tratar problemas digestivos, estimular os níveis de energia e fortalecer o sistema imunitário.
Após os 30 dias, é recomendada uma reintrodução gradual de cada alimento, um de cada vez, para observar a reação do organismo.
Esta dieta promete uma boa saúde a longo prazo e uma mudança de estado de espírito. Na sua essência, assemelha-se a um método utilizado para identificar certas intolerâncias alimentares.
Alimentos a consumir
-
Carne
-
Fruta
-
Legumes
-
Óleos vegetais
-
Ovos
-
Peixe
Alimentos a limitar
-
Guloseimas
-
Hidratos de carbono complexos (batata, arroz, massas, etc.)
-
Laticínios
-
Leguminosas
-
Produtos ultraprocessados: geralmente ricos em açúcar, sal e gordura
-
Sulfitos
Quais são os efeitos na saúde?
Uma alimentação rica em fruta e legumes teria um efeito benéfico na inflamação e poderia prevenir a diabetes tipo 2. Mas, tal como a dieta paleo (muito semelhante à Whole30), é tão restritiva em relação a grupos alimentares específicos que é incompatível com as provas científicas de uma alimentação saudável para o coração.
Evitar cereais e leguminosas pode ter um impacto negativo na saúde intestinal.
É fácil de seguir?
Não. Muitos alimentos comuns (como pão, massa, etc.) devem ser evitados, o que torna a dieta bastante monótona. É difícil manter uma vida social normal.
É eficaz a longo prazo?
Ao privilegiar frutas, legumes, proteínas e ao limitar os açúcares e alimentos ultraprocessados, é possível perder peso a curto prazo. Mas, ao reintroduzir os alimentos, os quilos voltam.
É adequada para todos?
Não. Este regime não é apropriado para mulheres grávidas ou a amamentar, crianças, idosos e pessoas que sofram de perturbações do comportamento alimentar.
Quem tem problemas cardíacos, renais ou hepáticos deve falar com o seu médico antes de iniciar qualquer dieta de emagrecimento.
Há um custo adicional?
Não tem custo suplementar.
Em resumo
Vantagens
- A Whole30 recomenda consumir três refeições por dia, com ou sem lanche, privilegiar alimentos simples, em vez de ultraprocessados, não se pesar antes do 30.º dia e não fumar. São boas práticas.
Desvantagens
- A dieta Whole30 é restritiva, difícil de seguir e desequilibrada.
- A perda de peso não é duradoura, assim que os alimentos são reintroduzidos.