Scarsdale
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
A dieta Scarsdale é uma dieta pobre em hidratos de carbono. Propõe uma ingestão calórica diária muito reduzida, de 700 quilocalorias por dia, o que a torna excessivamente hipocalórica. Promete fazer perder "oito quilos em 2 semanas, sem nunca os recuperar".
A dieta Scarsdale altera a repartição dos nutrientes que entram na alimentação. Recomenda mais proteínas e menos gorduras e hidratos de carbono. Os habituais 10-15% de proteínas, 20-35% de gorduras e 45-60% de hidratos de carbono transformam-se em 43%, 22,5% e 34%, respetivamente. Estes valores tornam-na uma dieta hiperproteica moderada e, por isso, muito menos perigosa que uma hiperproteica pura.
Numa primeira fase, só se pode petiscar cenouras e aipo entre as refeições e só se podem beber bebidas sem calorias. Pode consumir-se carnes magras e legumes à vontade. Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nem de hidratos de carbono complexos (com exceção de uma fatia de pão) e não se pode utilizar gordura para cozinhar.
A segunda fase segue os mesmos princípios, mas de forma menos restrita. Se recuperar peso, deve retomar a primeira fase, tantas vezes quantas forem necessárias.
Alimentos a consumir
-
Bebidas sem calorias
-
Carnes magras
-
Fruta
-
Laticínios magros
-
Legumes
-
Ovos
-
Pão
-
Peixes magros (bacalhau, pescada, solha, etc.)
Alimentos a limitar
-
Alimentos ricos em amido
-
Bebidas açucaradas
-
Bebidas alcoólicas
-
Laticínios gordos
-
Gorduras
Quais são os efeitos na saúde?
Tal como qualquer dieta pobre em hidratos de carbono (Atkins, cetogénica, paleo, etc.), observa-se uma perda de peso rápida sem sensação de fome. Contudo, a longo prazo, apresenta riscos.
A dieta Scarsdale é hipocalórica, pobre em lípidos e rica em proteínas. Pode provocar diversas carências, nomeadamente de ómega-3, fibras, vitaminas e minerais. As pessoas que a seguem podem sentir fadiga, dores de cabeça, dificuldades de concentração, obstipação, perda de água e de músculo, entre outros sintomas.
É fácil de seguir?
Não. A dieta Scarsdale é difícil de seguir devido ao grande número de regras. Os menus são pré-definidos e devem ser seguidos à risca. Por isso, é difícil manter uma vida social normal.
É eficaz a longo prazo?
Tal como acontece com outras dietas pobres em hidratos de carbono (Atkins, cetogénica, paleo, etc.), a dieta Scarsdale permite uma perda de peso rápida sem sensação de fome. No entanto, a longo prazo, o peso anterior é recuperado, a partir do momento em que se retoma uma alimentação normal.
É adequada para todos?
Não. Esta dieta não é apropriada para pessoas com diabetes, grávidas ou mulheres a amamentar, crianças, idosos, pessoas que sofram distúrbios do comportamento alimentar ou com problemas cardíacos, renais ou hepáticos.
Há um custo adicional?
Se adquirir o livro, disponível em espanhol ou inglês, estima-se um custo entre 20 a 40 euros.
Em resumo
Vantagens
- Não é necessário escolher os alimentos: tudo está organizado, os menus são pré-definidos e as receitas devem ser seguidas à risca, o que conduz à perda de peso.
- Perda de peso evidente, pois é fortemente hipocalórica.
Desvantagens
- Rígida e pouco variada, torna-se rapidamente aborrecida.
- Pode levar a carências nutricionais (ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais, nomeadamente vitaminas do grupo B e cálcio).
- A promessa de perda de 8 kg em menos de 15 dias é frequentemente ilusória. O peso é facilmente recuperado, quando retoma uma alimentação normal.