Pontos (Weight Watchers)
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
O sucesso desta dieta assenta em dois princípios: ensinar a adquirir um estilo de vida mais saudável (alimentação e exercício físico) e fornecer apoio através de reuniões de grupo, realizadas uma vez por semana. No entanto, a participação nestas reuniões não é obrigatória. Também tem acesso a uma app que fornece um programa baseado num sistema de pontos, receitas e acompanhamento, entre outros recursos. No entanto, não está disponível em Portugal.
Cada alimento vale um determinado número de pontos (com base nas calorias, proteínas, fibras, presença de açúcares naturais ou adicionados, gorduras saturadas ou insaturadas). Os alimentos mais magros dão poucos pontos e os mais calóricos pontuam muito.
O objetivo é não ultrapassar o seu "orçamento de pontos". Cada pessoa tem um limite de pontos para gastar diariamente. Os pontos que não são usados num dia são guardados para uma ocasião especial (como um aniversário). Caso ultrapasse o limite diário, pode recuperar nos dias seguintes. E se fizer exercício físico, recebe um bónus.
Que alimentos posso consumir durante a dieta Weight Watchers?
Alimentos a consumir
Pode consumir todos os alimentos, desde que não ultrapasse o número de pontos atribuídos.
Também existem alimentos com "zero pontos", considerados saudáveis e que podem ser consumidos sem contar para o orçamento de pontos:
- ovos
- frango
- legumes
- frutas
- iogurte 0% gordura
Alimentos a limitar
Pode consumir todos os alimentos, desde que não ultrapasse o número de pontos disponíveis.
Quais são os efeitos na saúde?
Com o sistema de pontos, a Weight Watchers orienta para uma alimentação constituída por “boas” gorduras, proteínas e fibras, e que limita a ingestão de gorduras saturadas e açúcares adicionados. Não gera frustração, pois nada é proibido. Além disso, ao praticar atividade física, pode ganhar pontos adicionais.
O impacto na saúde é, portanto, múltiplo, tal como a alimentação saudável e equilibrada.
É fácil de seguir?
É, pois não exclui nenhum grupo alimentar. A app permite registar os dados e calcular os pontos permitidos por dia. Não provoca frustração: mesmo em caso de fome, pode consumir os alimentos com "zero pontos". A longo prazo, ajuda a estabelecer novos hábitos alimentares.
É eficaz a longo prazo?
Trata-se de uma dieta equilibrada. O facto de não ser restritiva torna-a sustentável. Além de promover a perda de peso, também ajuda a mantê-la a longo prazo, desde que se adotem bons hábitos alimentares e se pratique atividade física regularmente.
Deve ter cuidado com outras versões da dieta dos pontos que não a da Weight Watchers. Algumas são hiperproteicas e, por isso, não devem ser seguidas por muito tempo.
É adequada para todos?
Pessoas com distúrbios alimentares não devem tentar esta dieta. Também não é recomendada para crianças. Se tiver problemas de saúde, consulte o seu médico e procure a ajuda de um nutricionista, que poderá criar um plano personalizado, tendo em conta o estilo de vida, intolerâncias, alergias ou outros problemas de saúde.
Há um custo adicional?
Sim, tem o custo de subscrição do programa, que depende da duração escolhida. Mas não está disponível para Portugal.
Em resumo
Vantagens
- Dieta equilibrada, baseada na quantidade de calorias e que inclui a presença dos vários nutrientes. É eficaz se seguida à risca e acompanhada de exercício físico.
- Apoio de outros participantes.
- Informações fiáveis.
Desvantagens
- Sucesso deve-se, em parte, às reuniões semanais, embora não sejam obrigatórias.
- Não favorece um acompanhamento individualizado. Nem todos se sentem confortáveis a falar sobre peso em público.
- Reuniões não são moderadas por profissionais de saúde.
- Custo do programa pode não ser acessível.
- Desvaloriza as calorias da fruta.