Método Cohen
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Com base num questionário geral (que inclui o objetivo de perda de peso, hábitos alimentares, etc.), é proposto um programa “personalizado”, mais ou menos hipocalórico consoante o peso que se pretende perder. O método está dividido em três fases.
- "Booster" (inicial): perda de peso rápida, com apenas 600 quilocalorias por dia, sem gorduras e pobre em hidratos de carbono (menos de 40 g por dia).
- "Conforto": a ingestão calórica aumenta para entre 1200 e 1500 quilocalorias por dia, com uma monitorização rigorosa da alimentação, mas permitindo vida social.
- Consolidação: para manter o peso a longo prazo.
À medida que avança, os hidratos de carbono (sobretudo os complexos, ricos em amido, como arroz e batata) vão sendo reintroduzidos gradualmente.
Ao longo do processo, se houver estagnação ou recuperação de peso, é possível regressar temporariamente à fase “booster”. Consoante o perfil, o método Cohen sugere jejum intermitente ou dietas à base de ovos ou sopas, entre outras variantes.
Alimentos a consumir
-
Fruta
-
Legumes
-
Proteínas magras
-
Queijo
Alimentos a limitar
-
Alimentos ricos em amido
-
Bebidas açucaradas
-
Bebidas alcoólicas
-
Guloseimas
-
Gorduras
Quais são os efeitos na saúde?
Este método propõe um regime hipocalórico e desequilibrado, sobretudo na primeira fase, o que pode levar a carências nutricionais importantes.
É fácil de seguir?
Sim, o regime é variado, o que facilita a adesão. A presença de fibras e proteínas proporciona uma sensação de saciedade, e o acompanhamento através de apps, videoconferências e livros pode motivar bastante, embora o processo possa durar até um ano, dependendo do perfil.
É eficaz a longo prazo?
Como qualquer regime hipocalórico, conduz geralmente a perda de peso a curto prazo. No entanto, não existem estudos que comprovem a sua eficácia a longo prazo.
É adequada para todos?
Não é apropriada para pessoas com diabetes, grávidas ou mulheres a amamentar, crianças e adolescentes, pessoas com doenças cardíacas, renais ou hepáticas, nem para quem toma medicação regular (deve consultar o médico antes de iniciar qualquer dieta).
Há um custo adicional?
Sim. O custo do livro do Dr. Cohen ronda os 20 euros. Existe uma app disponível para Portugal, ainda que apenas em francês. Apresenta uma parte gratuita e outra que requer o pagamento de uma subscrição.
Em resumo
Vantagens
- Frutas e legumes permitidos à vontade, mas bebidas alcoólicas e açucaradas excluídas.
- Dieta variada.
- Fibras e proteínas conferem saciedade.
- Apoio motivacional através de app, livros e videoconferências.
Desvantagens
- Fase inicial extremamente hipocalórica e desequilibrada.
- Dieta menos equilibrada do que se apresenta.
- Objetivos de perda de peso pouco realistas, sem considerar o estado de saúde ou o peso inicial da pessoa.
- Implica custos consideráveis (coaching, livros, suplementos, formação em nutrição, etc.).