Jejum
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Para emagrecer ou "limpar" o organismo, esta prática consiste em não ingerir qualquer alimento durante 3 a 7 dias. Durante esse tempo, apenas se bebe água ou tisanas.
Esta prática tem sempre algum sucesso. Mas os jejuns prolongados, ou seja, por mais de três dias, são muito perigosos.
Alimentos a consumir
-
Água
-
Caldos vegetais
-
Chá e tisanas/infusões
Alimentos a limitar
-
Todos os restantes
Quais são os efeitos na saúde?
Alguns estudos realizados em pessoas que sofrem de determinadas doenças indicam que o jejum poderá ter efeitos benéficos. Contudo, os resultados são controversos, e há pouca investigação em pessoas saudáveis.
Além disso, o jejum raramente é isolado de outras intervenções (como medicação, ambiente, alimentação prévia), o que dificulta a interpretação dos seus efeitos reais.
No que toca à prevenção de doenças, o jejum não demonstrou eficácia clara.
O jejum prolongado, ou seja, mais de três dias sem comer, é uma situação que pode envolver um desfecho devastador. A perda de peso é rápida, mas podem surgir anemias e destruição ao nível muscular, incluindo o músculo cardíaco.
As dietas mais curtas, de um dia por semana ou por mês, são menos perigosas. Em contrapartida, deixar de comer uma refeição ou duas pode ter o efeito inverso: o aumento de peso. A sensação de fome aumenta quando se salta uma refeição e corre-se o risco de que a seguinte se transforme numa verdadeira vingança. O excedente calórico absorvido nesta única refeição é armazenado sob a forma de gordura, devido à poupança calórica do trabalho digestivo da refeição que não foi consumida. Para evitar esta situação, recomendam-se várias refeições ligeiras.
É fácil de seguir?
Não. Nos primeiros dias há uma intensa sensação de fome e sintomas, como fadiga, dores de cabeça, frio e letargia, entre outros.
É eficaz a longo prazo?
Durante o jejum há uma perda de peso rápida e significativa, sobretudo nos primeiros dias. Como o corpo deixa de receber glicose, passa a usar ácidos gordos como fonte de energia e entra em cetose (estado semelhante à dieta cetogénica). Nesta fase, o fígado produz corpos cetónicos, que causam um efeito supressor de apetite.
No entanto, essa perda de peso vem, muitas vezes, acompanhada de anemias e de uma destruição muscular significativa. Assim que se volta a comer normalmente, os quilos perdidos regressam rapidamente.
É adequada para todos?
Não é recomendada, exceto em casos de problemas médicos que requerem hospitalização e acompanhamento específico por profissionais de saúde.
Há um custo adicional?
Não.
Em resumo
Vantagens
- Perda de peso rápida e significativa.
Desvantagens
- Provoca carência de nutrientes essenciais. Jejuns prolongados podem afetar os níveis de ferro e provocar uma sensação de fraqueza geral.
- Pode provocar perturbações do ritmo cardíaco ou problemas hepáticos (inflamação ou fibrose), e até afetar a massa muscular ou óssea.
- Os quilos perdidos são rapidamente recuperados, pois o organismo armazenará mais energia quando voltar a comer.