Dukan
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
A dieta do nutricionista francês Pierre Dukan tem 4 fases.
- A primeira, fase de “ataque” (proteínas puras), dura 5 dias. Só pode comer alimentos proteicos (carne de vaca, peixe e marisco).
- A fase de “cruzeiro” (proteínas alternadas) intercala dias em que se consomem apenas proteínas com dias em que se podem associar alguns legumes. Esta fase deve durar uma semana por cada quilo que se pretende perder.
- A fase de consolidação (com duração de 10 dias por cada quilo perdido) inclui os alimentos proteicos da fase de ataque, os legumes da fase de “cruzeiro”, aos quais se adiciona diariamente uma porção de fruta (com exceção de bananas, uvas e cerejas), 2 fatias de pão integral, 40 g de queijo curado, 2 colheres de sopa de farelo de aveia e 25 minutos de caminhada. Por semana, é permitido consumir 2 porções de hidratos de carbono complexos, perna de borrego, lombo de porco e 2 refeições festivas, mantendo sempre um dia exclusivamente proteico.
- A fase de estabilização, a manter para o resto da vida, deve incluir um dia fixo por semana com a alimentação da fase de “ataque”, só com proteínas (preferencialmente à quinta-feira), além de 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia. Também se aconselha evitar o uso de elevadores.
Alimentos a consumir
-
Bebidas sem calorias
-
Carne
-
Farelo de aveia
-
Laticínios magros
-
Legumes
-
Peixe
Alimentos a limitar
-
Batatas
-
Bebidas alcoólicas
-
Cereais integrais
-
Fruta
-
Leguminosas
-
Queijo
Quais são os efeitos na saúde?
A Agência de Segurança Alimentar e Nutrição francesa já alertou para os efeitos nocivos deste regime desequilibrado.
A longo prazo, a dieta Dukan (rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono) pode causar problemas de saúde, nomeadamente ao nível renal: da digestão de proteínas resulta o ácido úrico, que deve ser eliminado pelos rins. Dado o consumo elevado de proteínas, os rins trabalham mais, o que pode agravar ou originar problemas renais, especialmente em pessoas com doença renal.
Podem surgir problemas cardíacos devido ao baixo consumo de frutas, legumes e fibras, bem como ao excesso de gorduras saturadas (as chamadas “más gorduras”) e sal. Há ainda risco de carências nutricionais.
Com esta dieta, o fígado produz maiores quantidades de corpos cetónicos, compostos químicos que, a partir de certos níveis, são tóxicos para as células nervosas.
A dieta causa ainda prisão de ventre, devido à falta de fibras, vitaminas e minerais, e fadiga e cãibras musculares pela privação de açúcares.
Sem atividade física adequada, pode ocorrer perda de massa muscular. A exclusão dos hidratos de carbono provoca, primeiro, uma grande perda de água e depois de massa muscular. Só na fase final é eliminada a gordura.
É fácil de seguir?
Não. O regime Dukan é exigente e repleto de regras. Além disso, torna difícil manter uma vida social ativa e flexível.
É eficaz a longo prazo?
No início, a perda de peso é rápida. Mas, uma vez terminada a dieta, o peso perdido é recuperado devido ao efeito iô-iô, já que não há alteração dos hábitos alimentares.
É adequada para todos?
Não. Segundo o site oficial "DukanDiet", o plano não é adequado para pessoas com diabetes, que sofram de distúrbios alimentares, insuficiência renal, doenças cardíacas ou depressão, nem para grávidas ou mulheres a amamentar. Não é recomendado para crianças, adolescentes e idosos.
Há um custo adicional?
Existem vários livros do Dr. Dukan disponíveis, com preços entre 4 e 30 euros, consoante o formato. Há ainda apps com subscrição com diferentes valores dependendo da modalidade escolhida.
Em resumo
Vantagens
- Perda de peso rápida.
- Sem restrições calóricas.
- As proteínas promovem saciedade.
- Destaca a importância da motivação para o sucesso e o papel do exercício na perda de peso.
- Ferramentas de apoio (livros, sites, apps e produtos) que podem motivar.
Desvantagens
- Pode ter efeitos negativos na saúde.
- Dieta muito restritiva que pode levar a carências nutricionais (fibras, vitaminas e minerais).
- Não se revela muito melhor do que uma das suas antecessoras, a dieta Atkins, continuando abaixo das recomendações para vários micronutrientes, sobretudo no caso das mulheres.
- Não há reeducação dos hábitos alimentares.
- Incompatível com o exercício físico devido à baixa ingestão de hidratos de carbono.
- É possível recuperar todos os quilos em pouco tempo e ainda ficar com mais peso do que antes da dieta.