Clínica Mayo
Exclusivo Subscritores
Para ler, basta ter a conta no site (disponível para subscritores)
Subscrever EntrarComo funciona?
Trata-se de uma dieta hiperproteica moderada, excessivamente hipocalórica, desequilibrada e perigosa. Apesar do seu nome, não está relacionada com o célebre hospital Mayo Clinic, de Nova Iorque. O princípio assenta mais na especificidade dos alimentos do que nas calorias ou nas quantidades. Pouco flexível, não deixa qualquer espaço à iniciativa da pessoa que a segue e ignora qualquer educação nutricional. Além disso, é tremendamente monótona.
É um método impiedoso que faz parte das dietas baseadas na escolha de apenas alguns alimentos específicos — neste caso, os ovos (entre 20 e 28 por semana). São também permitidas pequenas quantidades de carne (100 g a cada 2 dias), alguns legumes e 1 a 2 frutas por dia.
O consumo diário situa-se entre as 800 e 1000 kcal, repartidas por 3 refeições, no máximo, por dia, bem abaixo das 2000-2200 kcal diárias recomendadas para um adulto médio.
Este programa está pensado para ser seguido rigorosamente durante 14 dias.
Alimentos a consumir
-
Carne
-
Fruta
-
Legumes
-
Ovos
Alimentos a limitar
-
Açúcar
-
Bebidas alcoólicas
-
Frutos secos
-
Guloseimas
-
Hidratos de carbono complexos (batata, arroz, massas, etc.)
-
Laticínios
-
Manteiga
-
Molhos
-
Óleos
Quais são os efeitos na saúde?
O regime Mayo, como qualquer dieta excessivamente hipocalórica e pouco variada (come-se praticamente o mesmo durante os 14 dias), provoca carências de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
A sensação de fome é acompanhada por fadiga, dores de cabeça, etc. Verifica-se uma proteólise muscular (quebra da massa muscular).
É demasiado diretiva e severa correndo o risco de carências vitamínicas ou minerais. Se seguir esta dieta à letra, ao fim de uma semana apenas, o risco de nervosismo, de perda de memória e de fadiga intensa é considerável.
É fácil de seguir?
Não. É extremamente hipocalórica (800 kcal por dia, muito abaixo das 2000-2200 kcal recomendadas), e a lista de alimentos proibidos é muito extensa. A sensação de fome é intensa, tal como a fadiga.
É eficaz a longo prazo?
Durante os 14 dias de dieta, perde-se inevitavelmente peso, uma vez que se trata de uma dieta severamente hipocalórica (800 a 1000 kcal por dia). Contudo, assim que se termina o regime, os quilos regressam rapidamente — e, muitas vezes, com alguns extras.
O corpo, tendo sido privado, passa a armazenar mais gordura e os maus hábitos alimentares regressam.
É adequada para todos?
Não. Este regime não é apropriado para pessoas com diabetes, mulheres grávidas ou a amamentar, crianças, idosos, pessoas com problemas cardíacos, renais ou hepáticos ou que sofram de distúrbios do comportamento alimentar.
Há um custo adicional?
Não há custos adicionais.
Em resumo
Vantagens
- Inevitavelmente perde-se peso, pois trata-se de uma dieta hipocalórica severa (800 a 1000 kcal/dia).
- Regime económico, fácil de implementar e que exige pouco tempo a cozinhar.
Desvantagens
- O regime Mayo é altamente duvidoso e permite apenas perder alguns quilos temporariamente, até que se volte a fazer uma alimentação normal sem regras.
- É completamente desequilibrado e pode ser perigoso, especialmente se seguido por mais de duas semanas.
- Como em todas as dietas extremas, o peso perdido é rapidamente recuperado.