Bolachas de água e sal só para consumo ocasional
Costuma comprar bolachas de água e sal por pensar que são melhores para a saúde? Talvez esteja na hora de rever as suas escolhas. A maior parte dos produtos analisados pela DECO PROteste são pouco recomendáveis. Ainda assim, é possível encontrar alguns com qualidade aceitável, para consumir de vez em quando.

Qual é a coisa qual é ela que é redonda e salgada, tem bordos recortados e superfície furada? A resposta é fácil. São as icónicas bolachas de água e sal, há muito utilizadas para ‘matar a fome’ entre refeições ou como entrada, por exemplo, para acompanhar com queijo. A DECO PROteste avaliou 13, e os resultados não são muito animadores.
A receita inclui uma mistura de farinha de trigo, uma fonte de gordura, que pode ser óleo de girassol, azeite ou gordura de palma, e sal. Aromas, xarope de glucose-frutose, soro de leite em pós e aditivos são outros ingredientes que marcam presença em muitos casos. Significa isto que, apesar de práticas e fáceis de transportar, as bolachas de água e sal devem ser excluídas? Nem sempre. Descubra as que pode consumir ocasionalmente.
Compare 13 bolachas de água e sal
Como foram analisadas as bolachas?
Para avaliar as bolachas de água e sal, a DECO PROteste utilizou um algoritmo próprio que permite determinar as melhores escolhas dentro da mesma categoria de produtos. Isso implica a análise da lista de ingredientes e da informação nutricional disponíveis nos rótulos, e aplicar a escala Nutri-Score para determinar a qualidade nutricional. São ainda considerados os aditivos e o número de ingredientes ultraprocessados, que indica o grau de processamento do produto. A Qualidade Global, traduzida numa pontuação entre 0 e 100, resulta da ponderação destes parâmetros.
O algoritmo do Nutri-Score tem em consideração o valor energético, as gorduras saturadas, os açúcares e o sal, todos nutrientes a limitar, e que, por isso, são considerados pontos negativos. Por outro lado, o teor em fruta, legumes e leguminosas, bem como o teor em fibra e proteína são pontos positivos.
Poucas são aceitáveis
Globalmente, a qualidade das bolachas de água e sal testadas oscila entre 27% e 57 por cento. Os produtos que obtiveram pontuações mais elevadas não passam do aceitável.
A maioria das bolachas analisadas chumba na avaliação nutricional, sobretudo devido ao sal em demasia, ao teor, por vezes, elevado de gordura saturada e à pobreza em fibra. Já em relação à gordura saturada, um terço apresenta valores elevados. Outro aspeto que pode dececionar muitos consumidores é o valor energético. Ao contrário do que se poderá pensar, as bolachas de água e sal contêm em média 426 kcal por 100 gramas, ou seja, um teor calórico semelhante ao de outros tipos de bolachas.
Bolachas ultraprocessadas
A presença de aditivos, entre outros ingredientes ultraprocessados, são indicadores de maior grau de processamento dos produtos. Quase um quinto contém muitos ingredientes destes, como aromas e soro de leite em pó.
Todas as bolachas de água e sal analisadas incluem aditivos. O consumidor pode facilmente saber quantos através da rotulagem: são identificados na lista de ingredientes pela letra "E", seguida de um número, ou pelo nome, e são enumerados por ordem decrescente de peso, tal como ordena a legislação europeia. Recorde-se que o uso de aditivos não é necessariamente mau. Alguns são úteis, por exemplo, para conservar. Outros são aceitáveis, se forem utilizados com moderação e não existir alternativa. Mas muitos são desnecessários e induzem o consumidor em erro. É o caso, por exemplo, dos corantes, acrescentados para restituir ou dar cores mais atrativas a alguns alimentos.
Nas bolachas de água e sal, o único ponto positivo, ou menos mau, é que os aditivos detetados, na maioria, são toleráveis. Há apenas uma marca que contêm o E341, ou fosfato monocálcico, um aditivo pouco recomendável usado como levedante.
O grande número de aditivos, a presença de aromas, e, por vezes, o a presença de soro de leite em pó e de xarope de glicose-frutose fazem destas bolachas alimentos ultraprocessados, a consumir com elevada moderação.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |