Nachos só para petiscar? Saiba quais os melhores
Os amantes de milho encontram nos nachos o sabor crocante característico dos fritos, acompanhado de quantidades generosas de gordura saturada e de sal. Conheça os melhores nachos do teste da DECO PROteste.

Mergulhados em molhos vários, como o guacamole, ou saboreados a solo, os nachos (ou aperitivos de milho) são uma pasta de milho triangular frita em óleo de girassol e temperada com sal. Como qualquer aperitivo salgado, exige moderação. Mas a qualidade nutricional não é o seu forte. Sete dos 17 nachos simples, analisados pela DECO PROteste, não passaram nessa avaliação, na qual a quantidade de sal e de gorduras saturadas ditou o veredicto.
Os aperitivos salgados pertencem ao grupo dos alimentos desnecessários, ou seja, com interesse nutricional limitado. Deste ponto de vista, quase metade obtém nota negativa. Comprar os que declaram, no rótulo, menos gorduras saturadas, sal e aditivos é defender-se contra ingredientes nocivos, que pouco contribuem para uma boa saúde.
Nachos vs. batatas fritas
As bases são diferentes: uma receita usa a batata; outra, o milho. Mas ambas usam a fritura como confeção. E, como aperitivo ou acompanhamento, tanto a batata frita como os nachos instalaram-se nas refeições principais ou nas secundárias. Nutricionalmente, notam-se algumas diferenças nos teores de gordura e de sal, o que se reflete nas calorias ingeridas – as batatas com um valor calórico de 530 kcal por 100 gramas, um pouco superior ao dos nachos, que se fica pelas 500. O que os distingue sobretudo é o teor de gordura saturada, em média, mais elevada na batata frita. Ambos reclamam ingestão controlada. Até porque comendo uma embalagem inteira, que normalmente oscila entre 125 e 200 gramas, os valores calóricos escalam para o dobro.
Resultados do teste a nachos
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Tal como as batatas fritas, os nachos têm poucos aditivos. Somente dois aperitivos de milho contêm antioxidantes, como o extrato de alecrim, o ácido ascórbico e o extrato rico em tocoferóis. Regra geral, do ponto de vista da segurança, são aceitáveis. Já o ácido cítrico é apenas tolerável. Segundo a classificação NOVA – que agrupa os alimentos em quatro categorias, desde os menos aos mais processados –, tais aditivos utilizados pelos fabricantes não entram na categoria ultraprocessada, daí que os aperitivos de milho, por arrasto, sejam considerados pouco processados.
Ler a lista de ingredientes de um produto alimentar não é apenas uma questão de curiosidade. É escolher o alimento menos processado possível, numa época em que a indústria alimentar recorre frequentemente aos aditivos. Não é o caso dos nachos simples testados, mas o cenário muda de figura nas versões com sabores. Grande parte não são recomendáveis. Veja quais os aditivos considerados seguros, suspeitos ou os não recomendados para a saúde.
Isento de aditivos e de ingredientes processados, está o Melhor do Teste, o Old El Paso Tortilla Nachips Original (entre 2,19 a 3,19 euros por embalagem), que, nutricionalmente, não se sai mal. Com qualidade idêntica, a Escolha Acertada distingue-se pelo preço mais acessível.