
Frigideira Master Copper
Quem não pediu a devolução do dinheiro, ainda pode fazê-lo. Contacte diretamente a EHS e solicite o direito de resolução dentro do prazo de garantia.
Do nosso teste ao processo contra a EHS
Após recebermos queixas de consumidores sobre o desempenho da Master Copper, analisámos a frigideira em laboratório. Os nossos testes provaram que a publicidade anuncia um produto em cobre que, afinal, é feito de alumínio. O desempenho no laboratório desmentiu todas as promessas. Os alimentos colaram ao fundo e a frigideira apresentou-se difícil de lavar.
Como estávamos perante um caso de publicidade enganosa, denunciámos o caso à Direção-Geral do Consumidor, que instaurou um processo contraordenacional contra a EHS (responsável pela comercialização da Master Copper). Abrimos ainda uma ação para apoiar os consumidores no pedido de reembolso ao vendedor. Saiba como fazer.
Perguntas frequentes
O anúncio à Master Copper pode ser considerado publicidade enganosa perante a lei?
De acordo com a lei, os anúncios devem indicar informações corretas sobre as características dos produtos. As informações falsas que induzam ou possam induzir em erro são uma prática comercial desleal, nos termos do artigo 7.º, n.º 1, alínea b) do Diploma das Práticas Comerciais Desleais.
O Código da Publicidade também obriga ao respeito pelo princípio da veracidade. Desrespeitá-lo é uma contraordenação prevista e punível nos termos do artigo 34.º, n.º 1, alínea a) deste código, punível com coima e uma sanção acessória de interdição de exercício da atividade publicitária.