Notícias

TDT: 8 emissores tentam minorar problemas de receção

06 abril 2015

06 abril 2015

Existem 8 emissores a usar frequências alternativas ao canal 56, que podem melhorar a receção de Televisão Digital Terrestre. Mas é provável que muitos portugueses ainda o desconheçam, devido à pouca informação divulgada pela MEO.

Início

Segundo a entidade reguladora ICP-ANACOM, foi enviada a uma carta a todos os moradores das freguesias abrangidas pelas novas frequências, incluindo mesmo até consumidores que possam nem ter cobertura terrestre, o que poderá induzir em erro. Em setembro de 2014, já tínhamos 7 destes emissores em operação. Mais recentemente, juntou-se o emissor da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, que utiliza o canal 46.

Desde o início do processo, o ICP-ANACOM já atribuiu mais 7 canais de frequências para a TDT (Televisão Digital Terrestre), que funcionam em conjunto com o canal 56, após assumir que a receção de TDT era afetada de problemas graves em vários locais do País. Nas regiões abrangidas pelos 8 centros emissores, passa a estar disponível uma frequência adicional, imune às interferências da rede, o principal fator que origina a falta de estabilidade na rede TDT.

Imprimir Enviar por e-mail